Internacional Titulo Com cardeal
Ministro francês está disposto a discutir expulsões de ciganos
Da AFP
23/08/2010 | 09:36
Compartilhar notícia


O ministro francês do Interior, Brice Hortefeux, anunciou nesta segunda-feira que se dispõe a receber o presidente da conferência episcopal, cardeal André Vingt-Trois, depois das críticas feitas pela Igreja católica contra a expulsão de ciganos da França.

O cardeal Vingt-Trois respondeu rapidamente ao convite do ministro, declarando à AFP que estava "disposto" a reunir-se com Hortefeux "nas próximas semanas".

"Estou disposto a receber - se ele assim o desejar - o presidente da conferência episcopal, cardeal Vingt-Trois, acompanhado por quem quiser", indicou Hortefeux na rádio Europe 1.

"Se algumas pessoas querem me ver, eu as receberei com muito gosto para ouvir o que têm para me dizer", acrescentou Hortefeux, ao ser interrogado sobre as críticas feitas no domingo pelo papa Bento XVI e por membros da Igreja francesa.

Os comentários do Vaticano contra a decisão do governo francês de expulsar ciganos foram destaque na imprensa da França nesta segunda-feira. Um padre chegou a dizer que "reza para que o presidente Nicolas Sarkozy tenha um ataque cardíaco".

"O papa, o arcebispo e um sacerdote, sem papas na língua, disseram nos últimos dias que as medidas coletivas de expulsão de ciganos da França não correspondem ao ideal de fraternidade do cristianismo", afirmou um editorial do jornal L'Alsace.

O padre Arthur, conhecido defensor dos ciganos, autor da declaração sobre Sarkozy, pediu desculpas no próprio, afirmando que não deseja "a morte do presidente", mas sim que "Deus fale ao seu coração". A imprensa, no entanto, o transformou em símbolo da insatisfação "das bases da Igreja".

"A vergonha nacional que constitui a política do governo em relação aos ciganos fez o Papa tremer", escreveu o jornal Courrier Picard.

Mais moderado, o jornal católico La Croix destacou que Bento XVI exortou peregrinos franceses a receber pessoas de qualquer origem, mas que não fez o apelo a fiéis em outros países.

"Podemos interpretar isso como uma alusão aos debates suscitados na França pelo endurecimento da política governamental em relação aos estrangeiros e aos ciganos", estimou o La Croix.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;