Cultura & Lazer Titulo Teatro
Análise da exclusão

O Cortiço, clássico de Aluísio de Azevedo, de 1980, ganha
versão para o teatro em Mauá; apresentação é nesta quinta

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
16/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O abismo das disparidades sociais no País surge com um foco no fruto da exclusão sistêmica sofrida pelos menos favorecidos em 'O Cortiço', clássico de Aluísio de Azevedo, de 1980, que a Cia Quartum Crescente, de Mauá, exibe na quinta no Teatro Municipal da cidade.

O romance, um dos expoentes do naturalismo, corrente que não se vexava a dar voz à realidade vivida pelos excluídos na virada do século 19, recria o ambiente de moradores de um cortiço carioca no mesmo período. A vida por lá é um balbúrdia, gente de toda raça e crença ocupa o espaço apinhado, construído pelo aproveitador João Romão, um português dono de comércio que viu na possibilidade de explorar os outros um meio de obter prestígio.

Temas como homossexualidade, prostituição e preconceito tomam conta do folhetim, que também exibe o amor da mulata Rita Baiana com o português Jerônimo e a realidade dos ricos, mostrada através do cotidiano da família do Miranda, um nobre de quem João Romão inveja o título.

O Cortiço - Teatro. Quinta, às 20h. No Teatro Municipal de Mauá - Rua Gabriel Marques, 353. Tel.: 4555-0086. Ingr.: R$ 15 (antecipado até uma hora antes) e R$ 20.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;