Economia Titulo Dia dos Pais
Dia dos Pais desbanca Mães na região
Alexandre Melo
Paula Cabrera
10/08/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


Pela primeira vez, o Dia dos Pais, considerada a quarta melhor em vendas para o varejo, superou o desempenho verificado no Dia das Mães, segundo melhor período para o setor depois do Natal. Nos shopping centers do Grande ABC, o avanço na saída de produtos chegou à casa dos 30%, surpreendendo os lojistas.

"O volume de vendas bateu na trave do Natal, ultrapassou Dia das Mães", comemora a gerente de marketing do Mauá Plaza Shopping Ariane Oliveira. Uma multidão de 320 mil pessoas circularam nos corredores do centro de compras entre sexta-feira e domingo, aumentando o fluxo de clientes em 23%.

A administração do complexo já começou a pensar como vai atender à demanda durante o Natal, visto que no último fim de semana não havia mais vagas para estacionar no centro de compras. As equipes de segurança, limpeza e estacionamento foram reforçadas para atender à demanda.

Em Diadema, o Praça da Moça também contabilizou números mais fortes. Segundo o gerente geral do empreendimento, Wilson Pelizzaro, as vendas cresceram 30% frente ao ano passado.

"Isso ocorreu porque algumas âncoras e o cinema não estavam abertos em 2009. O crescimento foi maior do que o verificado no Dia das Mães", diz o gestor. A maior parte dos 60 mil clientes recebidos no fim de semana foram às lojas de roupas, calçados e eletrônicos.

VESTUÁRIO
Tradicionalmente líder de vendas nas datas comerciais, algumas lojas de roupas terão dois natais neste ano. A Hering do Shopping Metrópole registrou 51% de avanço nas vendas.

A gerente Andréia Peres afirma que o valor do tíquete médio de compra ultrapassou os R$ 110, batendo os dos presentes das mães. "Chegou a faltar produto e o estoque ficou baixo", diz.

Especializada no público masculino, a Colombo viu o desempenho aquecer em 12% em relação a 2009. Os produtos mais vendidos foram pólos, camisas e malhas de inverno.

ACESSÓRIOS
No segmento de calçados, a CNS, também instalada no shopping são-bernardense, conquistou números melhores neste ano. De acordo com a gerente Selma Moraes Ferreira, as compras para os pais foram superiores às dos namorados neste ano, com alta de 10% no resultado.

A loja de artigos para campo e pesca Sugoi Big Fish, no Shopping ABC, conseguiu volume de vendas próximo do Natal. Segundo o gerente Sergio Baba, o crescimento foi de 32% neste ano.

Outro centro de compras, o andreense Grand Plaza, teve aumento de 18% nas vendas durante o período.

 
Desempenho no varejo tem alta recorde na semana
A maior oferta de crédito e a queda da temperatura nas últimas semanas impulsionaram as vendas do varejo para o Dia dos Pais em todo o País. O indicador de atividade do comércio, elaborado pela empresa de análise econômica Serasa Experian, registrou alta de 6,9% na semana (2 a 8 de agosto), ante o período equivalente de 2009 (3 a 9 de agosto).

O resultado foi o maior da série histórica do índice, calculado desde 2002, e respondeu às expectativas do mercado, que aguardava crescimento superior aos 2,2% observados em 2009. As vendas do comércio apenas no fim de semana do Dia dos Pais (6 a 9 de agosto) tiveram elevação ainda mais expressiva, de 7,7% em relação a 2009, a maior alta desde 2005 (11,9%).

O economista da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, atribui o resultado à oferta de crédito e ao frio intenso. O parcelamento facilitou o pagamento e a temperatura estimulou as vendas de roupas na semana. (Da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;