Internacional Titulo 16 feridos
Atentado ante escritório de TV deixa três mortos no Iraque
Da AFP
26/07/2010 | 11:39
Compartilhar notícia


Três pessoas morreram e 16 ficaram feridas nesta segunda-feira em um atentado suicida com carro-bomba diante dos escritórios do canal Al Arabiya no centro de Bagdá, segundo o ministério do Interior.

"Nosso escritório ficou muito danificado e há um buraco enorme na fachada. Entre as vítimas figuram um guarda de segurança e uma funcionária do escritório. O terceiro morto ainda não foi identificado porque o corpo foi calcinado", afirmou à AFP um jornalista do canal.

Em 25 de junho, esta cadeia de televisão de capital saudita havia fechado sua redação em Bagdá por causa das ameaças de ataque por parte dos rebeldes.

"Fontes do ministério do Interior nos disseram ter informações segundo as quais grupos terroristas vigiam nossa redação para preparar um atentado", indicou um jornalista do canal.

"A direção da Al Arabiya pediu a todos seus empregados - jornalistas e técnicos - que não fossem ao trabalho hoje", acrescentou.

A Al-Arabiya, que abriu seu escritório em Bagdá em setembro de 2003, já havia sido alvo de atentados no Iraque.

Em 2008, seu diretor, Jawad Hattab, se salvou por pouco da morte ao explodir uma bomba magnética colocada em seu veículo. Em 2006, sete pessoas morreram e 20 ficaram feridas em um atentado com carro-bomba contra seu escritório, que então se situava em outro bairro da capital.

Alguns jornalistas do canal foram assassinados, como Atuar Bahjat, em fevereiro de 2006 perto de Samarra (sul), ou feridos em tentativas de sequestros, como Jawad Kazem em junho de 2005.

Al Arabiya tem relações complexas com o governo iraquiano, dominado pelos xiitas, que a reprovam de ficar do lado dos sunitas na delicada cobertura do processo político iraquiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;