Internacional Titulo Senado
Rússia aprova lei que amplia poderes da ex-KGB
Da AFP
19/07/2010 | 10:08
Compartilhar notícia


A Câmara Alta do Parlamento russo aprovou nesta segunda-feira uma lei que amplia os poderes do FSB (Serviço Federal de Segurança, ex-KGB), apoiada pelo presidente do país, Dimitri Medvedev, e criticada pelos defensores dos direitos humanos.

Este texto, que permite aos serviços especiais que lancem "advertências" contra qualquer pessoa suspeita de "criar condições" favoráveis para cometer um crime, foi aprovada a semana passada pela Duma, a Câmara Baixa do parlamento russo.

Também prevê que toda pessoa ou empresa que dificultar o trabalho de um agente do FSB poderá ser passível de uma multa de 500 a 50 mil rublos (de 13 a 1,3 mil euros ou US$ 16,8 a US$ 16,8 mil) ou detida durante um máximo de 15 dias.

Este projeto de lei já foi criticado energicamente pela oposição russa e os defensores dos direitos humanos, que temem uma volta das prisões arbitrárias realizadas pela KGB na época soviética.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;