Política Titulo Apoio
Oswaldo Dias banca José Luiz Cassimiro para deputado

Paulo Eugenio tem apoio de Donisete; candidaturas à Assembleia evidenciam racha no PT de Mauá

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
14/04/2013 | 07:44
Compartilhar notícia


O ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias (PT) não abrirá mão de ter o vereador José Luiz Cassimiro (PT) como candidato a deputado estadual em 2014 por seu grupo. A medida é vista nos corredores do Paço como forma de minar a empreitada do secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Junior (PT), à Assembleia Legislativa. Ele tem apoio do chefe do Executivo, Donisete Braga (PT).

Comenta-se na Prefeitura que Oswaldo ainda responsabiliza Paulo Eugenio, na época vice-prefeito, pela manobra que enterrou as chances de disputar reeleição no ano passado e que fez Donisete encabeçar a chapa majoritária. O ex-gestor da cidade não deixou por menos e impediu que o desafeto se mantivesse no posto na nova composição, alçando o nome de Hélcio Silva como vice do PT no pleito municipal.

Para o próximo ano, o apoio de Donisete à candidatura de Paulo Eugenio ao Parlamento paulista é uma forma de compensar a perda da função de vice-prefeito. Ele disputará pela segunda vez a cadeira de deputado estadual - primeira tentativa foi em 2006, mas sem sucesso com 23.999 votos. Sem campo de atuação fora de Mauá, o secretário precisa de uma candidatura de consenso para não perder votos petistas na cidade. Mas até quem é próximo ao prefeito não acredita nesse cenário.

Revanchismo não seria a única razão para Oswaldo defender o nome de Cassimiro para a próxima eleição. Enfraquecido após ceder a candidatura a Donisete, o ex-prefeito agora vê o fortalecimento de alas ligadas a Paulo Eugenio e ao secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana. A ação do grupo é uma forma de marcar território político.

"José Luiz (Cassimiro) é pré-candidato (a deputado estadual), porque queremos alguém do nosso pessoal no processo eleitoral", disse Oswaldo, que está na iminência de perder a presidência do PT local, hoje sob o comando de seu filho, Leandro Dias.

A cultura do PT mauaense em lançar dois postulantes ao Legislativo estadual com a finalidade de um enfraquecer o outro é corriqueira. O próprio Donisete enfrentou nas eleições para a Assembleia essa situação diante de vereador Wagner Rubinelli (1998), Paulo Eugenio (2006) e o ex-vice-prefeito Márcio Chaves (2010).

Mesmo assim, Oswaldo refuta que deseja prejudicar Paulo Eugenio por diferenças do passado. "Não podemos colocar relações de grupo sobre interesses da cidade. José Luiz (Cassimiro) é nosso candidato porque queremos e não porque deve ser do contra", ponderou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;