Esportes Titulo Rusgas continentais
Bielsa faz chilenos esquecerem rixas com argentinos
Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
25/06/2010 | 08:27
Compartilhar notícia


Nas entrelinhas das folclóricas rixas sul-americanas, os chilenos garantem que a rivalidade que têm com os argentinos é a maior do continente. Seja nas lutas territoriais de outros tempos, na autenticidade das empanadas ou no futebol.

Neste aspecto, os andinos confiam o destino da seleção na Copa da África justamente a um treinador portenho: Marcelo Bielsa.

A boa fase na competição (duas vitórias em dois jogos, sobre Honduras e Suíça) e a possibilidade concreta de garantir a classificação às oitavas como líder do Grupo hoje, contra a Espanha, já fazem muitos chilenos repensarem as diferenças com os hermanos.

A família Molina, de São Caetano, é uma delas. Para eles, o futebol chileno ainda não pode ser equiparado em questões técnicas - com o brasileiro -, mas também nunca teve vergonha de ser contundente quando necessário.

O estilo tradicional sempre funcionou em um meio-termo que o novo comandante soube condensar de forma eficiente. "Ele (Bielsa) equilibrou o padrão do grupo e gosta de jogo ofensivo. Mas o grande diferencial foi a confiança que trouxe de volta para a seleção", afirmou o funcionário público Egídio Molina, 31 anos.

"Em 1998, o Chile tinha uma baita dupla de ataque (Salas e Zamorano). Mas só isso. O resto era apenas retranca e receio. Hoje é tudo muito mais homogêneo", concluiu.

Seu pai, o engenheiro Juan Bautista Molina, 64 anos, que migrou de Santiago para São Paulo há mais de 30 anos, teria tudo para ter uma versão mais purista. Mas o ponto de vista é igualmente otimista ao do filho. "No futebol não tem importância de onde vem o técnico, e sim o resultado que ele consegue atingir", endossou.

A renovação do elenco chileno e o esquema tático ousado utilizado pelo comandante argentino (3-4-3) também foram fatores importantes e apontados como diferenciais por ambos. "Futebol precisa sempre de gente jovem. O Chile tem jogado bem como há anos não jogava", disse Juan. "O Bielsa poderia ser técnico da Seleção Brasileira que não faria feio", completou Egídio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;