Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como a água se transforma em xixi?
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
14/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores). Os órgãos filtram o sangue, separando o excesso de água e as substâncias que não são úteis ao organismo, formando o xixi.

Depois de passar pelos rins, a urina percorre caminho até a bexiga, onde é armazenada. Ao encher, surge a vontade de ir ao banheiro. Então, sai por um canal chamado uretra.

O xixi joga fora aquilo que o corpo não absorve totalmente, além das substâncias que podem nos fazer mal, como cloreto de sódio (sal), ureia (sobra das proteínas), ácido úrico (formado naturalmente pelo organismo e prejudicial em excesso), entre outras.

O volume eliminado depende da quantidade de líquido ingerido. Por isso, é importante beber bastante água. Além de ajudar o funcionamento dos órgãos, dilui as substâncias presentes na urina, deixando-a menos concentrada.

COLORAÇÃO

Muitas substâncias que formam o xixi têm coloração amarelada. Só que quanto mais água a gente bebe, mais clarinho ele fica. A cor também pode mudar de acordo com o tipo de alimentação, ingestão de medicamentos e até doenças. Comer muita beterraba, por exemplo, pode deixá-lo rosado. Já a cenoura e a abóbora o tornam laranja. Remédios podem fazê-lo ficar amarelo-escuro e até esverdeado.

A melhor maneira de saber se está bem hidratado é observando a urina. Se for ao banheiro com bastante frequência, e ela tiver coloração clarinha significa que está tudo bem. Caso demore muito, vai perceber que o xixi fica mais escuro e com odor forte. Nesse caso, precisa beber mais água.

 

Dá mais vontade ir ao banheiro no frio

Já reparou que a gente tem mais vontade de fazer xixi quando está frio? Isso acontece porque no inverno transpiramos menos, mas o corpo precisa eliminar a mesma quantidade de água e outras substâncias. Assim, vamos mais vezes ao banheiro. Já em dias quentes ou quando praticamos atividade física, a frequência diminui, pois boa parte do líquido sai por meio do suor.

Independentemente do clima, é importante não segurar o xixi. A vontade de fazê-lo é sinal do organismo de que chegou o momento de esvaziar a bexiga. Especialistas recomendam que o intervalo entre uma ida ao banheiro e outra não ultrapasse quatro horas.

Demorar muito tempo para urinar faz com que as paredes da bexiga fiquem mais apertadinhas, dificultando a circulação do sangue e o trabalho dos rins.Além disso, impede que as células musculares da bexiga recebam nutrientes e oxigênio necessários para o bom funcionamento. Pode causar ainda infecção urinária, pois o xixi não deve ficar parado por tantas horas.

Algumas pessoas com problemas nos rins não conseguem eliminar as toxinas naturalmente e precisam que o sangue seja filtrado por uma máquina. O procedimento é chamado hemodiálise.

Os alunos do 1º ano A da Emeb Professor Salvador Gori, de São Bernardo, têm curiosidade de saber como a água se transforma em xixi. Eles aprenderam que quando o líquido entra no nosso organismo passa por vários órgãos até chegar à bexiga, que tem formato parecido com o de uma bolsa e é responsável por armazenar a urina.

 

Consultoria de Mário Henrique Elias de Mattos,professor de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;