Política Titulo Rigoroso
Lewandowksi diz que TSE vai elevar rigor contra abusos
22/05/2010 | 08:51
Compartilhar notícia


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, disse ontem que o órgão ficará mais rigoroso nos julgamentos dos abusos praticados por políticos e partidos durante o ano eleitoral.

Segundo ele, o TSE deve ficar cada vez menos "liberal" nas interpretações da legislação, que em certos aspectos é vaga e tem pontos formulados há mais de 50 anos. "Estaremos ainda mais duros neste ano", disse.

"Havia uma interpretação mais liberal da legislação no passado, mas com a reincidência dos abusos a jurisprudência ficou mais rigorosa", disse, após participar de almoço-debate promovido pelo Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo).

A campanha começa oficialmente a partir de 5 de julho, depois do registro dos candidatos, mas a legislação eleitoral não é clara quanto às condutas que são proibidas antes desse período. O ministro explica que a antiga jurisprudência do TSE dizia que só seria considerada campanha antecipada se houvesse pedidos explícitos de votos, menção à eleição ou a nomeação de candidato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;