A BM&FBovespa teve 136.510 investidoras em março e oferece curso gratuito para elas e um portal dedicado às mulheres
O investimento deixou de ser coisa de homem há tempos, porém nem todas as mulheres descobriram isso. A prova disso foi a participação feminina na BM&FBovespa em março, que chegou a 136.510 investidoras. Este volume, conforme informações da assessoria de imprensa da instituição, representou 23,4% do total de inscritos.
E a própria BM&FBovespa trabalha para aproveitar o potencial do investimento feminino com um portal dedicado às mulheres e cursos sobre o mercado de ações.
Em 2003, a instituição encomendou pesquisa que revelou o perfil das investidoras. Na época, a ainda Bovespa, entendeu que elas, em geral, têm espírito empreendedor, lidam facilmente com o longo prazo, mas sempre preocupadas com o futuro.
Então surgiu o portal Mulheres em Ação (www.bmfbovespa.com.br/mulheres), um site repleto de informações sobre o mercado dispostas em texto, som e vídeo. As dicas vão desde como organizar as finanças pessoais e familiares, até avaliar o movimento das ações no mercado.
Curso - Pensando em atrair mais mulheres, a BM&FBovespa também oferece o curso gratuito Educar Mulheres em Ação. O conteúdo aborda temas como importância da moeda nacional para a economia, o sistema financeiro nacional, aspectos macroeconômicos, planejamento e educação financeira e o mercado de ações.
O próximo curso acontece nos dias 12 e 13 de maio, com aulas entre as 13h e 18h. As inscrições estão no site www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/cursos/cursos.aspx?idioma=pt-br
Variedade - Segundo levantamento feito pela empresa Sophia Mind, 46% das brasileiras possuem algum tipo de investimento. Grande parte deste percentual tem intenção de comprar ou reformar um imóvel com a soma do recurso investido e sua rentabilidade.
E a poupança, cuja rentabilidade mensal gira em torno de 0,5%, é a mais demandada pelo público feminino, com 54% das respostas na pesquisa.
A previdência privada, mecanismo onde a pessoa aplica dinheiro mensalmente a fim de resgatá-lo em forma de aposentadoria no futuro, tem 18% das atenções. E o investimento em imóveis, comprando para revender futuramente, garantiu 15% das opiniões.
O clube de investimento, modalidade mais indicada pelos especialistas para os investidores iniciantes, é uma das menos procuradas. Conforme a pesquisa da Sophia Mind, apenas 1% das mulheres utilizam esta ferramenta. Também foi apontado que só 5% das pesquisadas investem em ações.
Dentro do universo das mulheres que aplicam, 54% afirmam destinar pouco dinheiro nas modalidades. Já 16% delas garantem que aplicam 5% de suas rendas e 17% direcionam até 10% de seus salários.
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