Economia Titulo Bovap
Imagem pública de político é negociada em Bolsa
11/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem acha que os políticos brasileiros estão em baixa no mercado vai poder colocar à prova essa teoria em uma Bolsa de Valores projetada especialmente para negociar cotas da imagem pública dos possíveis candidatos nas eleições deste ano. A Bovap (Bolsa de Valores Políticos), iniciativa da corretora Souza Barros, estreou terça-feira na internet e já reúne 1.100 investidores. Para participar da brincadeira basta se cadastrar no www.bovap.com.br. De início, os participantes recebem crédito de 50 mil UVPs (Unidades de Valor Político), moeda fictícia, para montar sua carteira de políticos.

O simulador usa a lógica do mercado financeiro e conta com todos os mecanismos de um ambiente de operação de verdade: reserva de papéis nas vésperas do IPO (oferta pública inicial de ações), prospecto e análise de ativos e ferramenta para negociação on-line, o home broker. Há até um índice, o Ibovap, termômetro das negociações na Bolsa, que iniciou em 100 pontos. Por volta das 17h30 de ontem, estava em 1.763,74 pontos, com valorização de 83,80% no dia, - o que mostra que, ao menos na Bovap, a cotação dos políticos está em alta.

Enquanto os partidos definem seus candidatos para as eleições de outubro, a corretora lança ações dos nomes cotados para a disputa. Já estão em negociação papéis de oito possíveis candidatos ao governo de São Paulo, entre eles os ex-governadores Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Maluf (PP) e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Até sexta-feira será feito o IPO dos presidenciáveis, entre eles o governador José Serra (PSDB) e a ministra Dilma Rousseff (PT). Serão listados na Bolsa ainda, nos próximos 15 dias, os candidatos ao governo de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

Assim como as empresas listadas na Bolsa de Valores, cada político terá preço inicial, medido em UVP e baseado em levantamento feito com 20 pessoas nas ruas. Elas avaliam a ética, o histórico e as realizações do candidato com notas de um a dez. A média é o valor inicial da ação. Cada candidato a governador começa com 100 mil ações e cada pleiteante a presidente, 300 mil.

Os preços de oferta mais altos até agora - as blue chips da Bovap - foram de Marta Suplicy (UVP 19,95), Geraldo Alckmin (19,85) e Soninha Francine, do PPS (19,21). Os mais baixos foram do Paulinho da Força, do PDT (12,63), Paulo Skaf, do PSB (13,54), e Paulo Maluf (13,60). Celso Russomanno, do PP, teve preço inicial de UVP 16, e Ivan Valente, do Psol, saiu com UVP 14,11.

No site da Bovap o investidor tem acesso ainda a prospecto dos candidatos, com dados pessoais, informações políticas, curiosidades e os fatores de risco de aplicar em cada um, como envolvimento em escândalos de corrupção. A página abriga relatórios de análise - fundamentalistas e grafistas - do quadro político, do desempenho do Ibovap e de cada ativo da Bolsa.

O presidente da corretora, Carlos Souza Barros, acredita que a iniciativa, além de estimular a entrada de investidores pessoa física no mercado financeiro, contribui para o debate político.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;