Memória Titulo Memória
Enigma desvendado

Lembro quando era menino e o Estrela ia jogar lá no campo do IV Centenário...

Ademir Medici
28/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Lembro quando era menino e o Estrela ia jogar lá no campo do IV Centenário do Moinho Velho. Era um alvoroço. O pessoal fazia riscas no campo de terra batida e, para a garotada, aquilo era uma alegria. No dia do jogo, uma multidão ficava de pé em torno do campo.”

Geraldo Nunes, jornalista, criador do programa São Paulo de Todos os Tempos, apresentador do programa Estadão Acervo.

E assim chegamos ao fim da 4ª Semana São Bernardo, que nasceu a partir desta mensagem enviada à Memória pelo esportista Vagner Otavio Barbato:

O time do Baia

Texto: Vagner Barbato

Escrevo na qualidade de centroavante do Estrela Futebol Clube. Sou o Vagão, hoje com 68 anos. Fui um dos artilheiros à época.

Vamos à escalação do time, pela foto publicada em Memória.

A partir da esquerda, em pé: técnico Baia (José Nogueira dos Santos), Airton, Zezinho, Espada, Luiz, Geta, Mesquita, Zé Carlos e Vicentinho.

Agachados: Zequinha, Ferrinho, Dile, Vagão, Aderbal, Atílio e Naylor.

Este time chegou a ser campeão da Primeira Divisão em São Bernardo, conforme o diploma outorgado pela Liga de Futebol de São Bernardo a cada um dos jogadores campeões.

O Estrela começou a desaparecer quando da morte do seu principal entusiasta, o técnico Baia.

NOTAS DA MEMÓRIA

1. Esta foto do Estrela, Memória publica pela terceira vez. Antes foi publicada nas edições de 2 de julho e 11 de setembro. José Roberto Camargo, Flavio Pereira e Vagão resolvem mais um enigma da história do futebol em São Bernardo.

2. Há outros enigmas. Um deles: localizar as antigas fábricas de móveis da cidade nos quarteirões centrais. A São Manoel, da família Miolaro, ficava na Rua Lopes Trovão, entre as ruas Silva Jardim e José Bonifácio. Republicamos a foto. Ela foi publicada aqui em Memória no ano de 2002. Quem cedeu a imagem foi Tony Miolaro, que formava num dos times citado por Vagão.

3. E aqui está dona Carolina Miolaro Barbato e filhos, queridos batateiros que ajudam a construir a história da eterna Vila de São Bernardo.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 28 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5634

Manchete – Figueiredo (João, presidente da República) diz não ser malufista (Paulo Maluf, candidato à presidente da República) e causa polêmica

Transportes – Demora ameaça verba ao projeto de trólebus para o Grande ABC.

Automobilismo (Cley Sholz) – Vem aí o primeiro Salão do Automóvel pós-crise.

Indústria – Saab-Scania do Brasil passará a utilizar em breve novo símbolo corporativo, que também estará presente em todos os produtos e representações no mercado nacional e mundial.

Em 28 de setembro de...

1879 – Exibido pela primeira vez em São Paulo o fonógrafo.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: lançamento de bombas pelos alemães sobre Paris; a retirada dos austríacos para Cracóvia.

- Inaugurado o Forte de Copacabana, no Rio.

- O motociclista Manuel Ignácio, português, casado, 21 anos, residente na Avenida Tamanduateí, 51, morreu ao bater seu veículo contra o de outro motociclista, pelas ruas de São Caetano.

1934 – Nascimento de Brigitte Bardot, atriz francesa.

1974 – Derrubado o obelisco da Praça dos Estudantes, em São Caetano, para o alargamento da Avenida Goiás.

2004 – Inaugurado o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Mauá.

Hoje

- Dia do Hidrógrafo

- Dia da Lei do Ventre Livre (1871)

- Dia da Bíblia

- Dia do Colunista Social do Grande ABC, em homenagem a Chiquinho Palmério, que foi colunista do Diário e que aniversaria hoje.

Santos do dia

- Na estampa, São Venceslau – Mártir, padroeiro da Boêmia (907-935).

- Eustoquia

- Lourenço Ruiz

Municípios Brasileiros

Aniversariam hoje: Campo Belo (MG), Cruzeiro do Sul (Acre), Aparecida do Taboado (MS), Camaçari (BA), Santa Cruz do Sul (RS), Esperantina (PI) e Visconde do Rio Branco (MG). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;