Esportes Titulo Tecnologia
Muito além da comissão
técnica do São Bernardo

Analistas de desempenho e software quase exclusivo se
tornam essenciais ao treinador da equipe, Wagner Lopes

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
08/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O São Bernardo desliga hoje o botão do Campeonato Paulista para iniciar a preparação para a inédita disputa da Copa do Brasil. Quinta-feira (21h30), no Estádio 1º de Maio, a equipe recebe o Paraná pela primeira fase da competição.

Apesar de tudo ser novidade para o São Bernardo, o técnico Wagner Lopes tem decifrado todas as informações sobre o Tricolor, com seus principais atletas, jogadas e números das últimas partidas. Tudo graças aos espiões da equipe, os analistas de desempenho, e ao software SportsCode, que apenas o Tigre e a Seleção Brasileira possuem.

A ferramenta permite que os analistas de desempenho avaliem todos os jogos do São Bernardo coletivamente e individualmente em tempo real, além de passar dados precisos dos adversários. Além de contar quantos passes errados um jogador fez, por exemplo, o programa traz o vídeo de cada lance.

Assim, para cada partida do Tigre, Wagner Lopes recebe todas as informações dos erros e acertos do seu time e do rival. E em cada entrevista coletiva antes dos confrontos, ele demonstra o conhecimento do adversário, com comentários sobre a qualidade de cada atleta.

"Não saber os pontos fortes do outro time é o mesmo que ir à guerra e não saber o que vai encontrar. A preparação é a melhor parte e a análise de desempenho é essencial. No intervalo de cada partida, eles também já me entregam dados para demonstrar em números como o time atuou nos primeiros 45 minutos. Tudo isso é importante para o nosso trabalho", destacou o treinador.

Atualmente, o setor de análise de desempenho do São Bernardo é formado por Luiz Carlos Cavalheiro e Rafael Cotta, que chegou juntamente com Wagner Lopes e é responsável por acompanhar partidas dos rivais. Ele, inclusive, assistiu a dois jogos do Paraná e já passou os dados ao treinador.

"Busco levar todas as informações ao Wagner Lopes, analisando as tendências dos adversários, por onde eles costumam criar suas jogadas. Eu tento realizar essa transição entre o departamento de análise e a comissão técnica", explicou Cotta.

Segundo os analistas, o programa custou aos cofres do São Bernardo US$ 15 mil (R$ 29.820). Eles, além de Juninho Fonseca, desligado do clube na semana passada, realizaram curso intensivo de três semanas como aprendizagem.

 

Profissão tem evoluído no mundo do futebol

O analista de desempenho é mais um integrante da comissão técnica que ainda busca espaço no futebol brasileiro, assim como fisiologistas, nutricionistas e treinadores de goleiros realizaram em passado não tão distante e hoje estão consolidados.

Os profissionais do São Bernardo destacam que a profissão ainda está engatinhando no mundo futebolístico. "A função está apenas no início e são poucos que realizam nosso trabalho. Muitos clubes preferem não investir e os auxiliares coletam os dados na raça, com papel e caneta", destacou Luiz Carlos Cavalheiro. "Mas acho que será um integrante importante na comissão técnica de cada agremiação. Assim como outras funções lutaram pelo seu espaço, o analista de desempenho também terá o seu espaço", completou.

Antes auxiliar técnico de Souza nas categorias de base do São Bernardo e também do Grêmio Mauaense - clube que mantinha parceria com o Tigre até 2012 -, Cavalheiro ressaltou que a transição para a nova função foi tranquila. "É a primeira vez que trabalho como analista de desempenho e estou me sentindo bem, tanto que, no momento, penso somente neste trabalho", frisou o analista. "Obviamente, temos de quebrar algumas barreiras e a gente vai conseguir."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;