Esportes Titulo Divisão
Imprensa canadensese divide entre o orgulho e o luto nos Jogos de Inverno
Da AFP
13/02/2010 | 13:53
Compartilhar notícia


Saudando com orgulho neste sábado a abertura dos Jogos de Inverno de Vancouver, os jornais canadenses também registraram em suas manchetes o luto pela morte de um atleta do luge georgiano em um acidente na véspera.

"Nossa hora de brilhar" anunciava em sua primeira página o Globe and Mail, que destacou ainda, sob uma grande foto da delegação do Canadá, "as esperanças de uma nação decidida a vencer".

No entanto, o outro destaque foi a trágica morte de Nodar Kumaritashvili, "uma tragédia que projeta uma grande sombra nesta competição".

O La Presse de Montréal foi mais longe, fazendo a seguinte pergunta em sua manchete principal "A quem culpar?", antes de lançar um "Que comecem os Jogos!".

"Será a falta de experiência de um jovem atleta? Uma pista rápida demais e muito perigosa? Ou ainda, os dirigentes da equipe canadense, que teriam limitado ao mínimo o acesso dos atletas estrangeiros à pista nos meses anteriores aos Jogos para assegurar uma vantagem estratégica?" se pergunta o jornal, antes de ressaltar que duas investigações foram abertas.

"Êxtase e dor nos Jogos", intitula o maior jornal do Canadá, o Toronto Star. "Há um espaço vazio entre os melhores e nos corações dos atletas", constata.

"Uma noite de alegria e de tristeza", resumiu o Gazette de Montréal.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;