Política Titulo Consórcio
Combate a enchentes é prioridade para Clóvis Volpi
Loli Puertas
Do Diário do Grande ABC
09/02/2010 | 07:38
Compartilhar notícia


Um projeto contra as enchentes na região é a prioridade para o novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PV), eleito ontem por consenso, como o Diário já havia antecipado.

Volpi quer o governo do Estado de São Paulo como parceiro na empreitada. "Todas as cidades do Grande ABC sofreram com a chuva e vamos, agora, cobrar e realizar uma gestão com o Estado para que essa tragédia não se repita", declarou o verde.

A ideia é instalar novos piscinões na região, porém a desapropriação de um terreno leva tempo e onera o orçamento do município. "Todos temos responsabilidade. Então devemos também cobrar do Estado a desapropriação dessas áreas por meio de um programa efetivo de contenção de enchentes", explicou Volpi, mostrando disposição com a responsabilidade de comandar a entidade que reúne as sete prefeituras da região com o objetivo de trabalhar interesses comuns.

O novo presidente pretende fazer um cronograma para priorizar os assuntos importantes para a região. "Primeiramente vamos receber as pautas das reivindicações individuais de cada município para realizar uma gestão coletiva", afirmou Volpi.

Além das prioridades regionais, Clovis tem mais um desafio pela frente. Ele é o primeiro presidente a administrar o Consórcio em seu novo formato jurídico. A entidade passou a ser pública e não mais privada.

Volpi pretende continuar o trabalho do antecessor, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), que comandou a mudança da entidade. "Este será um ano de transição. Será nossa primeira experiência como entidade pública e vamos realizar um trabalho em conjunto", falou o novo presidente.

Neste primeiro ano, Volpi terá de administrar o Consórcio com o orçamento do formato anterior da entidade, que é de R$ 4 milhões. Esse valor serve apenas para o custeio da máquina, "Esse valor não é orçamento de investimento e sim para a gestão administrativa", explicou Volpi.

A partir de agora, o Consórcio pode captar e receber recursos dos governos estadual e federal para executar os seus projetos. "O Consórcio poderá captar recursos ou seccionar os valores das cidades interessadas em algum projeto", contou o prefeito de Ribeirão Pires.

O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), permanece na vice-presidência. "Vou continuar colaborando para que a região do Grande ABC possa se desenvolver cada vez mais econômica e socialmente", escreveu Reali em nota enviada pela assessoria de imprensa.

Para Auricchio, modelo era frustrante

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), sai do comando do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC com a certeza de missão cumprida no ponto de vista institucional. "A transformação do Consórcio para público, depois de 20 anos, vai ser histórica na medida em que o processo tiver êxito", afirmou Auricchio.

Para o ex-presidente, o modelo anterior era frustrante. "Você discute e não pode avançar nas questões. Com o novo perfil, o Consórcio se transforma, de fato, num órgão executor", disse o prefeito.

O trabalho coletivo das sete cidades também foi uma das marcas da gestão de Auricchio. A intervenção do Consórcio representando os sete municípios da região foi fundamental para que o governo do Estado realizasse a manutenção dos piscinões, "Agora, o Consórcio tem condições de executar ações regionais mais efetivas", afirmou Auricchio.

A respeito do novo presidente, o prefeito Clóvis Volpi (PV), Auricchio está bastante otimista. " A perspectiva é ampla. Volpi também tem esse sentimento de coletividade", afirmou Auricchio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;