Economia Titulo Vendas
Método tradicional ainda resiste às modernidades
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
08/02/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


Mesmo sem ter equipe de vendas e auxílio de internet, a vendedora Luiza Terezinha Beltramin, 66 anos, consegue destaque entre os profissionais da Jequiti em São Caetano. Há mais de 30 anos atuando no setor, ela faz questão de demonstrar os itens que comercializa para seus clientes.

Assim como muitos com perfil empreendedor, Luiza investe parte do que ganha para ter uma gama de produtos disponível no ato da compra. "Dificilmente deixo o catálogo nas mãos do cliente para que ele escolha sem suporte. Minha obrigação é vender o item mais adequado às necessidades dele", enfatiza.

O principal instrumento de trabalho da revendedora é o telefone, mas há muitos anos ela costumava fazer até três demonstrações nas casas de consumidoras durante os fins de semana. Para auxiliar na divulgação ela tem uma placa pendurada junto a um estabelecimento comercial em frente da sua casa.

"Às vezes fazem fila para comprar comigo. Incentivo os clientes até mesmo anteciparem as compras de Dias das Mães e Natal para pagar com mais facilidade", diz. Apenas para Jequiti - ela também vende produtos da Natura -, foram encaminhados durante o mês de janeiro quatro pedidos de R$ 400 cada.

Sua principal estratégia para ter bom desempenho nas vendas é conquistar o comprador, deixando-o à vontade em sua residência ou até mesmo quando faz visitas. "Na semana passada um cliente veio à minha casa pela primeira vez e fechou uma compra de R$ 60. Levou tudo na mesma hora", conta Luiza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;