Política Titulo Terceirização
Hospital Nardini está na mira da Fundação do ABC
Matheus Adami
Do Diário do Grande ABC
21/01/2010 | 08:01
Compartilhar notícia


O Hospital Municipal Doutor Radamés Nardini, em Mauá, está na mira da FUABC (Fundação do ABC). Às vésperas do chamamento público para a administração do aparelho, que deve ocorrer amanhã ou no começo da próxima semana, a FUABC é a mais cotada para comandar o hospital em 2010.

Fontes ligadas ao Executivo confirmam que a entidade será responsável pelo Nardini. E, embora reconheça o favoritismo e admita que tenha a preferência do Paço, o presidente da Fundação, Wagner Boratto, descarta qualquer tipo de vitória antecipada. "Eu teria a maior alegria do mundo em dizer que o Nardini é nosso, mas só posso dizer quando o contrato for assinado", afirmou o ortopedista, que assumiu o órgão no começo deste ano.

De acordo com Boratto, a Prefeitura já admitiu a preferência em ter a FUABC como administradora total do Hospital Nardini. "A relação com a Prefeitura é muito agradável, o entendimento é bom, mas imagino que com as outras empresas sejam assim também."

O trunfo da FUABC é a experiência em outros hospitais da região, como o Mário Covas, em Santo André, o Anchieta, em São Bernardo, e Albert Sabin, em São Caetano, e a proximidade com Mauá. Além da Fundação, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), entidade ligada à Universidade Federal de São Paulo, que já administra o Hospital Estadual do Serraria, em Diadema, está no páreo, entre outros órgãos.

PLANEJAMENTO - Mesmo assim, a Fundação já planeja ações imediatas no hospital mauaense, que tem um custo estimado de R$ 5 milhões por mês. "A primeira coisa é tentar fazer uma reforma mínima para melhorar a condição física de atendimento. Depois, o aumento do volume de profissionais, principalmente para urgências", declarou o presidente da FUABC, acrescentando que, posteriormente, a ideia é elevar a capacidade de cirurgias e ter um controle maior de faturamento e atendimento. "Não dá para inovar muito. Lá se faz um serviço heroico, se superam em atender com as condições que têm", disparou o presidente.

Embora a situação comece a tomar ares de resolução, o atraso é grande. Os planos da administração municipal eram entrar em 2010 com a gestão do Hospital Nardini já encaminhada para alguma entidade responsável.

A ideia de terceirizar o hospital havia sido aprovada na Câmara em junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;