Economia Titulo Anatel
Operadoras antecipam decisão da Anatel sobre desbloqueio
Cibele Gandolpho
Especial para o Diário
17/01/2010 | 07:15
Compartilhar notícia


Antes mesmo de a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) obrigar as operadoras de telefonia móvel a cumprirem as normas de não vender celular bloqueado, as empresas se antecipam e anunciam mudanças.

Na sexta-feira, a TIM informou que, a partir de 1º de fevereiro, todos os novos celulares que chegarem às lojas da empresa estarão desbloqueados. Além disso, a operadora também realizará o desbloqueio gratuito de aparelhos já em uso pelos consumidores.

Segundo a operadora, a iniciativa é uma continuidade da estratégia iniciada em outubro de 2009 de oferecer ao consumidor a alternativa de adquirir um plano com descontos por até 18 meses, em vez de receber um aparelho que aparentemente é de graça.

"Estamos reposicionando a marca. Renovamos todo o portfólio de planos e de ofertas para torná-los mais competitivos. Queremos que os clientes permaneçam na nossa base pela qualidade do serviço, pela atratividade das ofertas e por um atendimento que funcione, e não em função do aparelho ou vínculo contratual. Há ainda uma tendência de consumo que aponta que o cliente já percebeu que não existe aparelho de graça. No final, o valor do aparelho acaba sendo pago na fatura de alguma forma", diz Rogério Takayanagi, diretor de marketing da TIM.

Na Oi, desde janeiro de 2009 os clientes só compram celulares desbloqueados. A operadora informou, por meio de nota, que "acredita na liberdade total do cliente. A companhia defende a portabilidade numérica, no direito dos consumidores de terem os aparelhos desbloqueados e a não cobrança de multa para o desbloqueio, para que o cliente possa experimentar os serviços e diferentes planos da operadora pelo tempo que quiser". No mesmo mês, a Oi decretou o fim da multa para cancelamento e mudança de planos pós-pagos.

Já a Claro informou que continuará vendendo os aparelhos bloqueados até que seja obrigada por lei a não fazê-lo. A proposta da Anatel de permitir ao cliente usar o telefone com diferentes chips, de operadoras distintas, estará na pauta da primeira reunião de 2010 do conselho diretor da agência, que ocorrerá no dia 21. Se passar, todas as operadoras deverão vender telefones desbloqueados.

Procurada, a Vivo não retornou para informar posição da empresa quanto ao desbloqueio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;