Política Titulo São Bernardo
PT paga propaganda de Marinho
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
09/01/2010 | 08:15
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O PT de São Bernardo utilizou por duas vezes nos últimos dias o prefeito Luiz Marinho como garoto-propaganda para cumprimentar a população de São Bernardo pela passagem do Natal e do Ano-Novo. Com a estratégia de publicidade, o petista leva os bônus políticos da ação, enquanto o partido fica com a conta para pagar.

Numa das mensagens, ainda no ano passado, o chefe do Executivo saudou os munícipes por meio de ligações nos telefones residenciais, nas quais felicitava as famílias pelo dia 25 de dezembro, em que se comemora o nascimento de Cristo.

Na outra oportunidade, mais recente, Marinho deseja um bom 2010 na gravação e lista série de ações planejadas pela sua gestão. Em ambas ocasiões, o petista se apresenta como prefeito da cidade.

A reportagem tentou contato com o presidente do PT municipal, Wanderlei Salatiel, deixou recado em sua caixa postal, mas não recebeu retorno do dirigente para divulgar quantas ligações foram feitas e qual o valor pago pelo telemarketing.

Em maio de 2008, quando era pré-candidato ao Paço, Marinho também gravou mensagem sobre o Dia das Mães. À época, o PT disparou 11 mil telefonemas, mas não divulgou o valor pago, que especulou-se ser R$ 55 mil.

O líder do governo na Câmara, Tião Mateus (PT), também não soube dar informações sobre a iniciativa da legenda. "Não tenho esse dado", disse.

O vereador ressaltou, no entanto, que o chefe do Executivo foi o escolhido do partido para liderar a campanha de felicitações natalinas e de início de ano porque "é uma liderança notória da cidade, que também tem projeção no Estado e no País, pois já foi ministro (do Trabalho e da Previdência)".

Nos bastidores, comenta-se que Marinho utilizou manobra para não ferir a lei eleitoral. Se as mensagens veiculadas fossem pagas pela Prefeitura, poderia ferir o princípio da impessoalidade e, consequentemente, iria gerar ato de improbidade administrativa.

Lula utilizou ferramenta na eleição 2008

A utilização de telemarketing é corriqueira no meio político. Prefeitos, vereadores e candidatos sempre usam a ferramenta para divulgar obras e projetos, convocar a população para inaugurações e até mesmo pedir votos. Em 2008, até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empregou essa receita.

O Chefe da Nação gravou recado eletrônico que atingiu milhares de residências em São Bernardo. Na mensagem, ele pedia adesão a seu afilhado político, o então candidato a prefeito Luiz Marinho.

A mensagem, de aproximadamente 30 segundos, era objetiva. "Quando deixar o mandato, quero encontrar minha cidade melhor e mais bonita. A competência que Luiz Marinho demonstrou como ministro no meu governo vai ajudar bem mais a nossa cidade", enfatizou o presidente.

Além da ajuda da mídia eletrônica, Lula não mediu esforços para garantir votos ao companheiro. Esteve três vezes no município para fazer palanque eleitoral a Marinho, o que segundo avaliação de políticos foi fator decisivo para a vitória do petista nas urnas.




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