Internacional Titulo Natal
Cristãos celebram o Natal e pedem paz
Da AFP
25/12/2009 | 16:05
Compartilhar notícia


As festas de Natal foram marcadas nesta sexta-feira por pedidos de paz, depois de um susto no Vaticano, quando o papa Bento XVI foi derrubado por uma mulher antes da Missa do Galo.

Em sua tradicional mensagem 'Urbi et Orbi' (À cidade e ao mundo), o pontífice pediu solidariedade para com os emigrantes que se veem forçados a deixar seus países "por causa da fome, da intolerância e da deterioração ambiental".

Bento XVI, de 82 anos, apareceu sereno e bem disposto, e não mencionou a agressão sofrida na quinta-feira, antes da Missa do Galo, quando Susanna Maiolo, uma ítalo-suíça de 25 anos "aparentemente desequilibrada", conseguiu saltar a barreira de segurança e o derrubou no chão.

O incidente também provocou a queda do cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, que fraturou o fêmur e deve ser operado no sábado.

Na Missa do Galo, Bento XVI denunciou "o egoísmo, tanto o coletivo quanto o individual", que "nos mantêm prisioneiros de nossos interesses e de nossos desejos, que se opõesm à verdade e nos separam uns dos outros".

Em Belém, onde Jesus nasceu, de acordo com a Bíblia, milhares de cristãos palestinos e estrangeiros celebraram a vigília de Natal em igrejas e santuários.

A Missa do Galo foi celebrada pelo patriarca latino de Jerusalém, Fuad Twal, na igreja franciscana de Santa Catalina, contígua à Basílica da Natividade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;