Política Titulo Pesquisa
Horário na TV não faz Dilma decolar

Primeira pesquisa após programa do PT mostra Serra com 39%, a ministra com 18% e Ciro com 17%

19/12/2009 | 09:10
Compartilhar notícia


Pesquisa do Instituto Vox Populi para a revista IstoÉ mostra o governador José Serra (PSDB) na liderança da corrida presidencial com 39% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados tecnicamente, aparecem Dilma Rousseff (PT), com 18%, e Ciro Gomes (PSB), com 17%. É a primeira pesquisa após o programa partidário do PT, exibido dia 10 no rádio e na TV e centrado nas figuras de Dilma e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desempenho da petista não variou em relação a outro levantamento do Vox Populi, dias antes de o PT ocupar o horário nobre da televisão por dez minutos.

Para o sociólogo Marcos Coimbra, presidente do instituto, a estabilidade de Dilma mostra que a candidatura "tem problemas". "O ano termina com boas notícias para o presidente Lula, mas sua candidata não cresce." De acordo com o Vox Populi, 69% dos eleitores veem o desempenho do presidente como positivo. Mas a desinformação impede que seu potencial como cabo eleitoral seja medido: 45% dos entrevistados nem sabem que Dilma é sua preferida na sucessão.

A vantagem de Serra é maior na região Sul, onde tem 43% das preferências. Dilma apresenta melhor desempenho no Nordeste, com 21%, assim como Ciro, com 22%. Em um cenário sem Ciro, com apenas três candidatos, Serra fica com 46%, mais do que a soma entre Dilma (21%) e a representante do PV, Marina Silva (11%).

O Vox Populi ouviu 2.000 eleitores, por telefone, entre os dias 11 e 14 de dezembro. Marcos Coimbra disse que o instituto optou pelas entrevistas telefônicas para poder medir de forma mais rápida o impacto de programas partidários na TV. Segundo ele, o método já foi usado outras vezes e apresentou resultados coerentes com os demais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;