Política Titulo Eleições 2010
Tucanos esperam definição para janeiro

Lideranças do PSDB na região afirmam que os nomes dos candidatos à presidência precisam sair no início de 2010

Clébio Cantares
Do Diário do Grande ABC
14/12/2009 | 07:33
Compartilhar notícia


As principais lideranças tucanas da região torcem por decisão rápida sobre os candidatos do PSDB à presidência da República e ao governo do Estado. O coordenador do partido no Grande ABC, Cezar de Carvalho, defende que os nomes oficiais que disputarão os cargos sejam definidos em janeiro.

O deputado estadual Orlando Morando segue o mesmo pensamento. A indefinição do atual governador paulista, José Serra (PSDB), sobre o cargo que disputará, se presidente ou governador, vem travando, segundo tucanos da região, a escolha entre Geraldo Alckmin, secretário Estadual de Desenvolvimento, e Aloysio Nunes Ferreira, chefe da Casa Civil, para a disputa ao governo de São Paulo.

Em visita a Santo André na quinta-feira para inaugurar o Banco do Povo Paulista, Serra evitou falar sobre campanha. Indagado sobre o cargo a que pretende se candidatar, o governador ficou mudo e deixou o local sem terminar a conversa com a imprensa. Segundo Cezar, a indefinição acaba atrapalhando o andamento de alianças tanto no Estado quanto no âmbito Federal. "Acredito que o Serra será candidato a presidente. O comportamento dele fora de São Paulo é de pré-candidato", disse.

"Penso que agora ele está aguardando o tempo que julga necessário. No Estado precisamos de uma definição mais rápida. Defendo o critério de escolha dos candidatos por meio dos resultados de pesquisas. Alckmin é o nome mais forte e pode dar sustentação à campanha de Serra em São Paulo", destacou Cezar.

O coordenador regional deixa claro que prefere Alckmin a Aloysio. "Pertenço a esse grupo (do ex-governador Geraldo Alckmin), mas vou respeitar a decisão do partido. Vamos manifestar à Executiva Estadual o desejo de que a definição ocorra em janeiro", adiantou Cezar.

Mesmo não querendo falar sobre campanha, Orlando Morando avalia que é importante a definição até janeiro para agilizar o processo de alianças. "Não quero falar de campanha agora. Temos muito trabalho para fazer", enfatizou o deputado.

William Dib, recém-filiado ao PSDB e pré-candidato a deputado federal, disse que a definição partirá exclusivamente de Serra. "Vamos respeitar e apoiar a decisão dele", afirmou. O vereador andreense e também pré-candidato a deputado federal, Paulinho Serra, declarou que respeitará a decisão da sigla. "A escolha do partido será a minha. O escolhido terá meu apoio", concluiu.

SENADO - Cezar adiantou que vai encaminhar documento à Executiva Estadual do PSDB para que uma das candidaturas ao Senado seja da sigla. "Temos acordo com o PMDB que trará Orestes Quércia para a primeira vaga. Defendemos que a segunda seja ocupada por um tucano", ressaltou. Dentre os possíveis nomes, o coordenador citou o deputado federal José Aníbal, o secretário de Meio Ambiente, Francisco Graziano e o secretário de Educação, Paulo Renato Souza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;