Política Titulo Brasília
Lula abre 1ª Conferência Nacional de Comunicação
14/12/2009 | 07:31
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abrirá hoje a 1ª Confecom (Conferência Nacional de Comunicação). Além de propostas polêmicas, como o controle social sobre a mídia e a recriação de estatais extintas há quase 20 anos, como a Embrafilme, há reivindicações corporativistas, como a volta das delegacias regionais do Ministério das Comunicações, o que aumentaria a distribuição de cargos.

A conferência custará cerca de R$ 8 milhões à União. De hoje a quinta-feira, 1.539 delegados vão debater propostas para uma política nacional de comunicação - todos ficarão hospedados na rede hoteleira da capital, custeados pelo poder público.

A representatividade da conferência ficou comprometida, porque seis das oito entidades empresariais abandonaram a Confecom em agosto. Apesar do apoio governamental, a representatividade da conferência ficou comprometida, porque seis das oito entidades empresariais abandonaram a Confecom em agosto.

Há cerca de um mês o setor de organizações não-governamentais aprovou suas propostas. A principal é a criação de um Conselho Nacional de Comunicação, que seria composto por usuários (50%), trabalhadores do setor (25%) e empresas (25%), destinado a regulamentar e aprovar concessões para diversos serviços na área de comunicações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;