Política Titulo Paz e amor
PT de Santo André está em 'lua de mel'

As principais lideranças na cidade voltaram a se entender
e querem "zerar o passado e começar uma vida nova"

Clébio Cantares
Do Diário do Grande ABC
25/11/2009 | 07:20
Compartilhar notícia


As principais lideranças do PT de Santo André voltaram a se entender e prometem "zerar o passado e começar vida nova". A fase do partido, que agora se diz unido em torno de "projeto político", foi definida ontem após Antônio Padre abrir mão da disputa pela presidência da sigla, que seria definida no segundo turno com Luiz Turco em 6 de dezembro. Tudo com a intermediação de Ivete Garcia, apontada como provável candidata petista à Prefeitura em 2012. "Tomei a iniciativa de dialogar com as lideranças para refletirmos sobre a necessidade dessa união. Foi uma discussão difícil, mas amadurecemos e esta é a melhor forma de fazer o partido crescer", explicou Ivete.

O anúncio ocorreu na mesa 13 de um restaurante da cidade, onde estavam reunidos o ex-prefeito João Avamileno, Tiago Nogueira, atual presidente municipal do PT, o vereador Cláudio Malatesta e os candidatos à presidência da sigla Antônio Padre e Carlos Sanches, o Carlão, entre outros correligionários. Padre afirmou que a discussão entre os líderes o levou à decisão de desistir da disputa por entender que a união do partido é mais importante. "Temos um projeto para 2010 e 2012 e não podemos perder tempo", disse.

Ivete e Avamileno classificaram a decisão como gesto de "grandeza". "Estamos fazendo isso em nome do partido. Não é fácil abrir mão de disputa como essa, mas os projetos pessoais ficaram em segundo plano", ressaltou a ex-vice-prefeita. O atual presidente, Tiago Nogueira, afirmou que o gesto simboliza o fim de um ciclo. "O PT se recupera para fazer campanha unificado e vencer. Ficou comprovado que o partido não tem dono na cidade, como alguns acreditavam. Um ano atrás, essa reunião seria impossível. E para contribuir com a nova direção e este novo ciclo, vou tentar passar a presidência ao Turco ainda neste ano", anunciou Tiago.

Malatesta afirmou que é o momento de o PT construir novos caminhos. "Prova disso é a quantidade de filiados que votaram. Foram 2.550, a maior da história", disse.

Avamileno concluiu o encontro admitindo falta de diálogo em 2008. "O passado não volta, mas se tivéssemos promovido essa conversa antes, hoje estaríamos na Prefeitura", avaliou.

Após a reunião no restaurante, o grupo seguiu para o diretório do PT no município, onde oficializou o entendimento com Turco. O presidente eleito afirmou que foi pego de surpresa pela desistência de Padre. "A atitude dele foi de muita coragem. A de todo o grupo. A vitória não é minha, mas de todo o partido, de todos os militantes. Saímos fortalecidos para as próximas batalhas. Teremos importante caminho pela frente", enfatizou Turco.

O acordo repercutiu na Câmara durante a sessão de ontem. Os vereadores do PT se mostraram surpresos, mas mantiveram a pose e o discurso de unidade. "Tinha gente achando que o PT estava dividido. Está aí a prova. Estamos fortes", salientou o vereador Jairo Bafile, o Jairinho.

Acordo estratégico tem foco no pleito de 2012

O PT aprendeu a lição. Depois de ter perdido as eleições em 2008 e atribuir a derrota ao racha promovido durante a definição de quem seria o candidato do partido na disputa pelo comando de Santo André, os petistas não estão dispostos ao risco de perder o Paço Municipal novamente.

As articulações de ontem demonstraram claramente que o foco não está exatamente na campanha de 2010, embora a liderança da sigla tenha esboçado desejo de fazer com que Dilma Rousseff tenha mais votos no município do que José Serra (PSDB).

O fato de Ivete Garcia ter tomado a dianteira das conversas já demonstra que os petistas começam a construir a estratégia para retomar o poder nas próximas eleições municipais, dentro de três anos.

A costura de ontem seria surpresa, não fosse o acordo firmado por Antônio Padre, Tiago Nogueira e Carlos Sanches, o Carlão, três dias antes da eleição. O grupo tratou que o candidato que fosse para o segundo turno teria apoio dos outros dois. "Essa união faltou durante a campanha eleitoral. Se tivéssemos feito esse diálogo, não teríamos sofrido derrota", destacou Carlão.

O novo presidente, Luiz Turco, apesar de ter recebido apoio do candidato derrotado ao Paço, Vanderlei Siraque, apoiou Ivete nas prévias, e o gesto costurado por ela para o acordo pode garantir legenda sem "resquícios do passado" para concorrer à Prefeitura, mesmo porque, como Padre mesmo reconheceu no almoço de ontem, os votos de Turco o classificaram para o posto: foram 1.142 votos dos 2.550 filiados que compareceram ao processo eleitoral.

Tiago Nogueira afirmou que entrega a legenda pronta para as futuras disputas. "Estamos preparando o partido para vencer em 2010. Quem ignorar isso cometerá graves erros", destacou o petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;