Política Titulo Votos
Presidente da OAB de S.Bernardo contesta impugnação de urna
Clébio Cantares
Do Diário do Grande ABC
21/11/2009 | 08:33
Compartilhar notícia


O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo, Uriel Aleixo, entrou com recurso contra a impugnação da urna correspondente à seção 402, que rendeu vitória a seu oposicionista, o advogado Leandro Piccino.

O subcomitê eleitoral da subseção do município decidiu na quarta-feira, por três votos favoráveis e dois contrários, cancelar 207 votos da urna em razão dos votos de quatro advogados inadimplentes com a Ordem, o que é proibido, segundo regimento do órgão. Uriel afirmou que a impugnação de todos os votos foi "exagerada" e que o fato revoltou a classe.

Inicialmente, Piccino havia pedido a impugnação de duas urnas, mas o presidente do subcomitê, Nevino Antonio Rocco, amparado pela comissão, apurou as irregularidades em uma, descartando a necessidade de investigar a segunda. A vitória de Piccino foi anunciada no mesmo dia, à noite, com 1.235 votos, 18 a mais do que Uriel, que registrou 1.217. A OAB contabilizou 2.813 votos, sendo 307 nulos e 54 em branco.

Para Uriel, a decisão foi inusitada. "Não posso me conformar com a atitude de terem cancelado 207 votos por conta de quatro. Poderiam cancelar somente esses. Essa decisão, a nosso ver, contraria o sagrado direito de voto dos advogados aptos. Cancelaram justamente a urna na qual tínhamos 24 votos de vantagem. Mesmo assim, vencemos de fato", enfatizou o presidente atual.

Na urna impugnada foram computados quatro votos impedidos, 199 votos eletrônicos, 205 assinaturas de presença e 207 cédulas de papel.

Uriel destacou ainda que o "pleito da cidade ainda não se encerrou e será decidido pela Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em suas instâncias recursais".

O advogado também afirmou ter provas de que as pessoas citadas como inadimplentes estão com os pagamentos em dia.

Piccino afirmou na quarta-feira, ao ser informado da impugnação, que "entendia com naturalidade a reação do colega e que nutria sentimento de dever cumprido". Ontem, o advogado não foi localizado para comentar o recurso.

A posse do novo presidente e da nova diretoria da OAB de São Bernardo ocorrerá em 1º de janeiro de 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;