Esportes Titulo Polêmica
Fifa descarta novo França x Irlanda
Marco Borba
Com Agências
20/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Fifa, segundo o diário Inglês, The Guardian, descartou a hipótese de anular a partida entre França e Irlanda pelas Elminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, por conta do lance que originou o gol de empate do zagueiro Callas na prorrogação e que garantiu os franceses no Mundial.

No lance que originou o gol, Thierry Henry conduziu a bola com a mão esquerda, intencionalmente, e depois fez o passe com o pé direito para Callas.

O jornal afirma ter procurado um porta-voz da Fifa e a fonte negou a possibilidade de revanche, referindo-se à Lei 5 das regras oficiais do esporte que diz: "As decisões do árbitro sobre fatos em relação com o jogo são definitivas".

Membros da comissão técnica irlandesa, jogadores, políticos e torcedores se manifestaram mostrando indignação com o gol irregular da seleção francesa. E muitos deles pediram a anulação da partida.

Jogadores da Irlanda reclamaram da decisão do árbitro em validar o lance e pediram a anulação do confronto. Dermot Ahern, Ministro da Justiça irlandês, compartilha da mesma ideia.

"Milhões de pessoas em todo mundo viram que foi um lance ridículo, com dois toques na mão. Isso para não falar do duplo impedimento no início da jogada. Deveríamos colocar todos os nossos esforços nisso para pedir a marcação de um novo jogo", firmou o ministro. Depois emendou: "Eles provavelmente não vão aceitar, porque somos uma equipe pequena no mundo do futebol, mas vamos chamar a atenção para isso pelo menos", afirmou.

Segundo o jornal inglês, Ahern teria feito um pedido formal ao presidente da Federação de Futebol da Irlanda, John Delaney, para que dê entrada em um recurso formal na Fifa.

Embora a FAI (Federação Irlandesa de Futebol) pediu ontem a repetição do jogoe citou como exemplo a anulação pela Fifa do resultado de um jogo de 2005 entre Uzbequistão e Bahrein "com base em um erro técnico do árbitro da partida".

Ídolo irlandês critica Thierry Henry e o chama de trapaceiro

O lance ilegal que garantiu a França na Copa da África - uma bola conduzida com a mão pelo atacante Thierry Henry antes da assistência para o gol de William Gallas - gerou várias críticas de torcedores, personalidades do futebol irlandês e do ex-atacante Tony Cascarino, que defendeu a Irlanda nas Copas de 1990, na Itália, e 1994, nos Estados Unidos.

Em entrevista ao jornal The Times, Cascarino questionou o caráter de Henry e o chamou de hipócrita. "Não sou anjo, mas nunca teria feito o que ele fez. Henry pode dizer o que quiser, mas para mim foi uma trapaça bem calculada. Ele colocou a mão para não perder o domínio da bola, e depois a levou claramente até o pé direito". afirmou.

Para Cascarino, a atitude do jogador do Barcelona marcará para sempre sua reputação. "Como aconteceu com Diego Maradona, daqui alguns anos, quando relembrarmos a carreira de um dos melhores atacantes da história, teremos que falar sobre essa ‘mão' contra a Irlanda", disse, ao comparar o lance de Henry ao gol que deu a vitória à Argentina nas quartas-de-final da Copa de 1986, contra a Inglaterra. (Das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;