Política Titulo
G-12 abranda oposição sobre governo Grana

Integrantes da ala interagem com petistas em Santo André

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/04/2013 | 07:50
Compartilhar notícia


 

Grupo de vereadores que fazia oposição ao governo Carlos Grana (PT), em Santo André, o G-12 tende a abrandar a linha contrária à administração a partir da próxima semana. Integrantes da ala - maioria na Casa - já falam do interesse em compor a base de sustentação. Parte também admite interação política com o Paço, indicando que o prefeito petista está próximo de alcançar a governabilidade dentro do Legislativo, apesar da resistência e influência de outra parcela do bloco.

Após conversas com articuladores da Prefeitura, um dos principais interlocutores do grupo, o vereador Almir Cicote (PSB), alegou ontem que faz parte da base governista, colocando-se à disposição do prefeito em caso de contribuição no plenário. "Considero-me sustentação. Na verdade, sempre levei demandas ao governo. A única coisa é que continuarei exercendo papel de cobrança. Mas se (Grana) precisar, vou ajudar", disse, ao completar que, no G-12, "não há contrato" de permanência.

A postura do socialista causou estranheza no grupo. Parlamentares colocaram em xeque um novo posicionamento de Cicote, duvidando de mudança repentina. "Quero ver ele falar isso na tribuna. A sociedade quer saber, ouvir isso. Se aderir (à base) tem de assumir publicamente. Não pode ficar menosprezando a inteligência dos outros", alegou o vereador Evilásio Santana, o Bahia (DEM), que negou enfraquecimento da ala. "Por que o Grana não manda projeto para a Câmara?", questionou o democrata, ao tratar da barreira política.

O secretário de Gabinete do Paço, Tiago Nogueira (PT), mostrou-se surpreso com a declaração de Cicote, único representante do PSB no Legislativo. Em contrapartida, o petista frisou que os articuladores do Paço já dialogaram com os 21 parlamentares - atualmente, a administração Grana conta com nove vereadores na sustentação, sendo 12, agora, dizendo-se independentes. "Não queremos colocar camisa de força em ninguém, mas a intenção é formar base sólida." O prefeito formará comissão para definir estratégia de governabilidade para firmar plano de relação rotineira com a Câmara.

A dupla de parlamentares do PTdoB - Elian Santana e Marcos Pinchiari - é outra próxima de integrar a base situacionista. Ambos tiveram reunião ontem com a executiva municipal, que sinalizou interesse em espaço na administração petista. "Nós pedimos um tempo. Aguardamos conversa com o grupo", justificou Pinchiari, que terá novo encontro com a cúpula até sábado. "Grupo não é oposição ferrenha, é autônomo", disse Elian.

Prova da aproximação de Elian com a Prefeitura se deu na quinta-feira. Grana foi padrinho de casamento da filha da vereadora, ao lado de Pinchiari, parlamentar que já demonstrou pender para o lado governista, restando somente um entendimento no G-12.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;