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Police Neto articula reformas com CPTM

De olho em 2014, vereador da Capital pede mudanças nos terminais de Ribeirão e Rio Grande

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
03/04/2013 | 07:48
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O vereador da Capital José Police Neto (PSD) se reuniu ontem com o diretor de Planejamento da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, para articular a reforma nas estações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O pessedista tem sido o interlocutor das cidades junto ao órgão estadual. A estratégia serve para que o parlamentar tenha uma bandeira na região de olho na eleição de deputado estadual no ano que vem.

Apesar de afirmar que seu trabalho da Região Metropolitana é partidário - ele é coordenador do PSD nos 39 municípios -, o vereador tem buscado campos de atuação no Grande ABC para conseguir realizar campanha propositiva nas cidades.

O encontro na CPTM definiu que as reformas nas estações estarão em sintonia com o Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação de Solo dos municípios. "Existem cidades em que o maior investimento a ser feito nos próximos anos será da CPTM. Quero que cada centavo investido seja valorizado", destacou o pessedista.

A companhia informou que está desenvolvendo os projetos básico e executivo para reconstrução das estações de Rio Grande e Ribeirão. Ainda não existe valor estimado de investimento para as duas obras porque as licitações não foram abertas. A intenção da CPTM é realizar intervenção em mais 12 terminais com gasto de R$ 2,3 bilhões.

Para Police Neto, os investimentos nas estações do Grande ABC precisam ser feitas para garantir o entorno dos terminais com uso social. "Quanto mais função social for dado ao entorno das estações, mais direito ela produz ao cidadão. Não é só conforto", afirmou o vereador.

Em Rio Grande, por exemplo, o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) tem buscado interlocução para construir a rodoviária junto com a estação. O projeto também deve acabar com a cancela na linha do trem.

 

DIVISÃO

O parlamentar da Capital defendeu estudo para desafogar os terminais centrais como a estação Prefeito Celso Daniel (Santo André) e Mauá. "O que é similar em todos os municípios da Região Metropolitana é que sempre há uma concentração na estação central e não traduziu um pólo em outras estações. Precisa ter uma discussão técnica sobre isso", alegou.

 

 




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