Internacional Titulo Diplomacia
Obama quer amizade da China e respeito aos direitos humanos
Da AFP
16/11/2009 | 08:14
Compartilhar notícia


O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira em um discurso em Xangai que China e Estados Unidos "não têm que ser rivais" e insistiu na importância dos direitos universais, como a liberdade de expressão, de culto e de informação no gigante asiático.

"China e Estados Unidos não têm que ser rivais", afirmou Obama em um discurso para um grupo de estudantes, com os quais teria posteriormente uma sessão de perguntas e respostas, no primeiro dia de sua visita oficial a China.

Também elogio uma China "majestosa" e declarou que boas relações entre Pequim e Washington podem levar a um mundo mais próspero e pacífico.

"As liberdades de expressão, culto e o acesso à informação são, em nossa opinião, direitos universais", completou.

"Deveria estar ao alcance de todos, incluindo as minorias étnicas e religiosas, estejam nos Estados Unidos, China ou em qualquer outro país", concluiu no discurso, transmitido ao vivo por alguns sites chineses e pelo canal estatal de Xangai.

O presidente americano desembarcou no domingo à noite em Xangai para uma visita que prosseguirá até quarta-feira.

Após o encontro com dezenas de estudantes das principais universidades da capital econômica chinesa, Obama viajará a Pequim para um encontro com o presidente chinês, Hu Jintao.

A viagem de Obama a China é considerada o ponto chave da visita de uma semana a Ásia, que já o levou a Tóquio e Cingapura. Depois de Xangai e Pequim, ele visitará a Coreia do Sul.

Obama já insistira em um discurso em Tóquio que desejava mostrar a Pequim que Washington não é um adversário, e sim um parceiro da China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;