Política Titulo Sistema
Juízes querem menos 'política' em nomeações ao Supremo
31/10/2009 | 08:27
Compartilhar notícia


Os juízes querem mudar o sistema de indicação de ministros para o STF (Supremo Tribunal Federal), mais alta instância do Judiciário. Eles avaliam que o modelo atual, que confere exclusividade ao presidente da República na composição da corte, reveste-se de inquestionável interferência política.

Em seus dois mandatos, o presidente Lula já nomeou 8 dos 11 ministros do STF e mais de 50% dos quadros dos outros tribunais - o STJ (Superior Tribunal de Justiça), o TST (Tribunal Superior do Trabalho) e o STM (Superior Tribunal Militar).

 "A forma de acesso vigente há muitos anos lança dúvidas sobre a independência e a imparcialidade do Judiciário", observou Mozart Valadares, presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), mentor da proposta de emenda à constituição que a entidade levará ao Congresso quarta-feira com sugestões para alterar o caminho até o STF.

MUDANÇA DE TOM - Sem querer polemizar sobre a viagem de Lula às obras de transposição do Rio São Francisco, acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência em 2010, Dilma Rousseff, o presidente STF e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Gilmar Mendes preferiu contemporizar e se ateve a dizer que Lula e ele fazem leituras diferentes da legislação eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;