Política Titulo 'Cidade Limpa'
Câmara e população aprovam projeto 'Cidade Limpa'

Auricchio se reuniu com vereadores e o projeto de
Revisão da Paisagem Urbana será aprovado em 15 dias

Loli Puertas
24/10/2009 | 09:33
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano José Auricchio (PTB) não terá problemas para ver aprovado em plenário o projeto Revisão da Paisagem Urbana, noticiado com exclusividade anteontem pelo Diário. O projeto que, segundo ele, irá contribuir para recuperar um pouco do verdadeiro visual da cidade - hoje poluído por outdoors, banners, placas e painéis - deverá ser submetido à Câmara dentro de 15 dias.

Ontem, o presidente da Câmara, o petebista Gérsio Sartori afirmou: "O prefeito se reuniu com os vereadores para expor a proposta e todos são favoráveis."

Sartori contou que ‘a revisão do layout da cidade' também foi objeto de preocupação dos parlamentares na última gestão. "Estava em campanha e uma das principais reclamações da população era a poluição visual, verdadeira agressão aos olhos."

O projeto inicial levado pelos vereadores ao Executivo previa uma lei que colocasse limites à propaganda para o período de eleições de modo a manter a cidade limpa. "Baseamos-nos no ‘Cidade limpa' do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o ampliamos", explicou Sartori.

O projeto de Kassab proibiu anúncios publicitários nos lotes urbanos - muros, coberturas e laterais de edifícios - e em carros, ônibus e bicicletas.

Segundo o presidente da Câmara, se Auricchio enviar o projeto em regime de urgência, será apreciado dentro de 45 dias.

Por não ter recebido o projeto, Sartori disse desconhecer detalhes, por exemplo, a questão da propaganda institucional - faixas e outdoors dos projetos da Prefeitura. "Assim que ele chegar, passará pelas comissões de Justiça e Redação para verificarmos a legalidade e constitucionalidade. Por último, passa pela de Orçamento,
Auricchio tem maioria na Câmara. Sua base de sustentação é de dez vereadores, de um total de 12.

POPULAÇÃO

A reportagem foi às ruas da cidade ontem para ouvir a opinião de alguns moradores. O aposentado Antonio Carlos Sola, 64 anos, e morador há 40 na cidade, comemorou a iniciativa do prefeito. "Está muito poluída visualmente hoje. É terrível andar no meio desse monte de propaganda que torna São Caetano feia", disse. "Parabéns ao prefeito pelo bom exemplo."

Elizangela Soares, 33 anos e moradora há seis, também aprovou. ‘Com menos propaganda na rua, a beleza da cidade aparece", disse. O motorista Manoel Pinto Coutinho, 51 anos, e morador há 35 considera que a publicidade é importante para o comerciante. Mas, quando questionado sobre a questão da poluição visual, comentou: "O que não pode é exagerar no tamanho, pois aí fica feio. Melhor seria padronizar toda a propaganda."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;