Política Titulo Aceito
PPA de São Caetano é aprovado sem emendas
Orlando Müller
Especial para o Diário
30/09/2009 | 07:32
Compartilhar notícia


A Câmara de São Caetano aprovou ontem, em definitivo, o PPA (Plano Plurianual) que estipula as prioridades dos próximos quatro anos (2010 a 2013). Apenas o vereador Edgar Nóbrega votou contra o projeto.

Durante a sessão, foram apresentadas 35 emendas para modificar o texto original, mas nenhuma delas foi incorporada ao plano do Executivo.

Todas as emendas eram de autoria dos vereadores da oposição. O petista Edgar Nóbrega apresentou 28. "As primeiras dez emendas objetivavam um desenho diferente para o PPA. Era uma discussão sobre a forma do plano", explicou.

Segundo Nóbrega, as ideias eram para dar maior participação à população e criar monitoramento constante da comunidade em relação à política. "As demais emendas se referiam a questões pontuais, entre elas, a reciclagem de materiais de construção e melhorias para a Saúde", completou.

O parlamentar Gilberto Costa (PP) propôs emendas relacionadas à preservação da Casa do Idoso da cidade, a construção de 1.000 unidades habitacionais populares, transporte escolar gratuito para crianças e mais investimento em segurança pública. "São questões que a população realmente cobra. É uma pena a desaprovação. Perdemos a oportunidade, por conta da bancada governista, de aprovar algo que não vinha da situação. A postura é uma orientação do governo", lamentou o progressista.

Gilberto Costa pretende agora apresentar as reivindicações como indicação e espera que as sugestões sejam acatadas. "Tenho esperanças, se os secretários tiverem o bom-senso de ler as sugestões e debatê-las com o prefeito."

Para o líder do governo na Câmara, Paulo Bottura (PTB), as emendas não foram aprovadas porque "da parte do Nóbrega, não concordávamos, e pela parte do Gilberto Costa, já estavam sendo contempladas no projeto original, apenas de uma outra forma".

Bottura ainda demonstrou descontentamento com o voto contrário do vereador Edgar Nóbrega. "Se ele fez apenas 28 emendas, significa que concorda com todo o restante do PPA", ironizou. O petebista afirmou que o plano está muito bom, por sua elaboração futurista e pela participação direta da população.

Antes de enviar o PPA à Câmara, a Prefeitura realizou quatro audiências públicas para discutir o projeto.SC900,115
(Supervisão Juliana de Sordi Gattone)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;