Nacional Titulo Crime
Roubo cresce nos Jardins e Av. Paulista é principal alvo
22/09/2009 | 09:17
Compartilhar notícia


O número de roubos e furtos na região dos Jardins, área nobre compreendida entre a Zona Sul e a região central de São Paulo, aumentou 7,54% entre janeiro e o dia 16 de setembro deste ano. Em comparação com o mesmo período de 2008, foram 3.830 casos no ano passado, ante 4.119 neste ano.

O local mais visado pelos bandidos é a Avenida Paulista, via de maior movimento na área e onde 1.467 casos foram registrados no 78º Distrito Policial dos Jardins. Os dados têm por base o Infocrim, a central de dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública).

A Polícia Militar afirmou que realiza na região "um serviço velado" para identificar criminosos e diminuir as ocorrências. O Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado) informou que também participa de operações nas ruas. Os agentes mapearam vias com maior incidência de crimes e tem mantido equipes no local. Heitor Sertão, gerente da Avenida Paulista, foi procurado para falar sobre o assunto, mas a Assessoria de Imprensa da Coordenação das Subprefeituras informou que ele não poderia falar de violência.

Segundo o levantamento, além da Paulista, a Avenida Brigadeiro Luís Antonio, a Alameda Santos e as Ruas Augusta, Consolação e Pamplona lideram as estatísticas de roubo e furto (quando se levam em consideração as ocorrências de furto e roubo de carro).

De acordo com os investigadores, na maioria das vezes os criminosos agem em dupla e estão em uma moto com capacetes escuros para impedir a identificação. Há casos em que a vítima é atacada por menores de idade com armas de brinquedo. Já o objeto mais visado pelos assaltantes é o celular. Um balanço preliminar mostra que as ocorrências costumam ser registradas entre 14h e 21h.

Adolescentes no crime - O major Benjamim Francisco Neto, comandante do 7º Batalhão de Higienópolis, que responde pelas áreas do 78 º DP, 4º DP (Consolação) e 3º DP (Santa Ifigênia) disse que desde a semana passada a região recebeu o reforço de 60 policiais militares em formação na corporação.

Além desse efetivo, toda a região da Avenida Paulista tem sido monitorada 24h por rondas de moto e viaturas. "É bom deixar claro que somente no dia da Parada Gay, em maio, ocorreram 700 furtos na região da Paulista e esse dados estão contabilizados nas ocorrências." Segundo o oficial, uma breve observação nos boletins de ocorrência revela que menores estão assaltando pedestres da região empunhando armas de brinquedo. "Mas já houve prisões desses adolescentes", afirma ele.

Estatísticas - Estatísticas oficiais da SSP também mostram que, de janeiro a junho deste ano, aumentaram os casos de roubo e furto em toda a Capital, em comparação com igual período do ano passado. Os furtos passaram de 75.944 para 86.203. Os roubos aumentaram de 56.940 para 63.393. Furtos de carros subiram de 21.808 para 22.260 e roubos de carros, de 15.540 para 19.102.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;