Esportes Titulo Santos
Peixe ainda faz contas para alcançar a Libertadores
Das Agências
07/09/2009 | 07:47
Compartilhar notícia


Embora a conquista de uma vaga na Copa Libertadores seja objetivo distante, a matemática ainda mantém vivo o sonho do Santos. De 2005 (quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 times) para cá, o último lugar na competição continental foi conquistado com, no mínimo, 60 pontos. Em 2008, foram necessários 65. Atualmente, o Peixe tem 32 pontos e há mais 45 em disputa.

Paraná (2006) e Cruzeiro (2007) se classificaram à Libertadores com 60 pontos, mas em quinto lugar. Em 2006, o Internacional abriu a quinta vaga. O Colorado assegurou presença na competição por ser o campeão continental daquele ano. Ainda assim, foi vice-campeão brasileiro.

Em 2007, quem abriu a vaga para a Raposa foi o Fluminense. Campeão da Copa do Brasil (e portanto já garantido na Libertadores), o Tricolor terminou o Brasileirão em quarto. Já no ano passado, não houve espaço para o quinto colocado. O Palmeiras foi o último brasileiro classificado. Ficou em quarto lugar, com 65.

Neste ano, a quinta vaga só será aberta se o Corinthians, atual campeão da Copa do Brasil, ficar entre os quatro. Nesse caso, o número de pontos necessários para se chegar à Libertadores diminuiria. Por outro lado, se a situação de 2008 se repetir, o Peixe teria de correr atrás de, pelo menos, 33 dos 45 pontos que ainda tem a disputar.

Para isso, o time de Luxemburgo teria de aumentar para 73,3% o aproveitamento. No momento, tem apenas 46,3%. Nem quando foi campeão em 2004, o Santos conseguiu desempenho tão bom. Naquele ano, o time levantou a taça com 64,5% em toda a competição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;