Esportes Titulo Série A-1
S.Bernardo encara
a primeira decisão

Após duas derrotas consecutivas no Campeonato Paulista,
São Bernardo se prepara contra armadilha dos adversários

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
28/03/2013 | 07:30
Compartilhar notícia


Após duas derrotas consecutivas no Campeonato Paulista, o São Bernardo sabe que os próximos jogos serão todos considerados decisões, especialmente o de hoje, às 19h30, no Estádio 1º de Maio, diante do Atlético Sorocaba, pela 15ª rodada. O motivo é simples: ambas as equipes lutam contra o descenso e a partida é considerada de seis pontos.

É bem verdade que o Tigre está em situação pouco mais tranquila, o que pode mudar em caso de derrota. A equipe da região tem 15 pontos, enquanto o time do Interior tem apenas nove, e integra a zona de rebaixamento.

A preocupação do São Bernardo é justamente essa. Como frequentou por muito tempo a parte de baixo da tabela, o time praticamente não enfrentou rivais em condições piores e agora busca se preparar em relação às armadilhas do adversário.

"Estas partidas são as mais difíceis da competição porque eles estão tentando sair da zona de rebaixamento. Já estivemos nessa situação antes e conseguimos vencer partidas importantes", frisou o zagueiro Márcio Garcia. "Não podemos dar detalhes ao adversário porque somente a vitória interessa a eles. Temos que ter cuidado", completou.

E técnico Wagner Lopes buscou esconder ao máximo o time ao fechar, como de praxe, o treinamento.

"Temos de ter tranquilidade para sair de campo com a vitória. Eles têm jogadores altos na frente e precisamos de cuidado", destacou o treinador. "Vamos ter de tomar a iniciativa porque eles virão fechados", disse.

Segundo Wagner Lopes, o técnico Vagner Benazzi, do Sorocaba, deve preparar alguma surpresa para o São Bernardo. "Ele trocou muitos atletas nas últimas partidas e também as formações táticas. Será muito complicado enfrentá-los", justificou o treinador do Tigre.

Vagner Benazzi, inclusive, vai mudar a equipe mais uma vez. Ele confirmou apenas o goleiro Felipe Alves. "Vamos jogar nossa chance de permanecer na elite do campeonato. Precisamos vencer. Nossa situação é delicada, se perdemos, não teremos mais condições de brigar", justificou o treinador

FUNDAMENTAL

Apesar de quase ninguém do São Bernardo falar abertamente, todos sabem que o duelo de hoje é quase obrigação de vitória, da mesma forma que o confronto de domingo, diante do União Barbarense, que está na zona de rebaixamento, fora de casa.

Caso vença os dois compromissos, o São Bernardo se assegura na elite do Paulista. As partidas seguintes serão teoricamente mais complicadas: Corinthians, Mogi Mirim e Oeste, em Itápolis. "Os dois próximos desafios serão essenciais, mas claro que temos de pensar jogo a jogo", finalizou Márcio Garcia.

Ricardinho retorna e demonstra humildade

Possivelmente de volta ao time titular do São Bernardo após defender a Guiné Equatorial nas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014, o atacante Ricardinho demonstrou humildade ao comentar as derrotas do Tigre. Coincidentemente, o jogador não esteve presente nos reveses para São Paulo e Penapolense.

"Não foi por causa disso (ausência) que o time perdeu. Aqui, temos um grupo, quando a equipe perde, todos perdem", destacou o jogador. "Agora quero ajudar o time a voltar a vencer", completou o atacante.

O atleta também falou da experiência de defender o time africano. Guiné Equatorial venceu Cabo Verde por 4 a 3, domingo, em casa, e manteve chances de classificação à próxima fase, apesar de serem remotas.

A equipe de Ricardinho está em terceiro lugar do Grupo B, com quatro pontos, cinco atrás da líder Tunísia, restando três rodadas. Somente o primeiro colocado da chave assegura vaga na próxima fase das eliminatórias.

"Foi experiência muito bacana, participar de uma prévia para Copa do Mundo. Claro que o sonho de todo o jogador é disputar um Mundial. Sabemos que está difícil, mas temos que confiar na possibilidade. Quando tiver chances, vamos acreditar", destacou Ricardinho.

Titular no jogo da eliminatória, Ricardinho lamentou apenas uma situação. "Fiz um gol legítimo que o juiz anulou. Era para ter marcado o meu", revelou.

O próximo compromisso de Guiné Equatorial é novamente diante de Cabo Verde, agora fora de casa, em jogo programado para 7 de junho. "Sabemos que será partida difícil, mas temos condições de vencer novamente", assegurou o atleta.

Além de Ricardinho, o técnico Wagner Lopes conta com o retorno do lateral-esquerdo Gleidson e o zagueiro Leandro Castán, que se recuperaram de lesão. O jogador disputa posição com Radar.

Em contrapartida, além do zagueiro Daniel Marques, suspenso, o treinador não conta com o volante Naldinho e o atacante André Luis, ambos suspensos.

Após falhas defensivas, treinador exige o básico

O técnico Wagner Lopes pediu ao São Bernardo realizar o básico para sair com a vitória hoje, principalmente depois dos últimos três jogos, quando tomou oito gols - nas outras quatro partidas sob o comando do treinador, foi apenas um. Ele ressaltou que o grupo precisa primeiro se preocupar com o sistema defensivo.

"Conversamos muito com o elenco para encurtar o espaço. Temos de ser mais solidários. Quando um companheiro falha, o outro precisa estar ali perto para realizar a cobertura", explicou o comandante. "Precisamos nos defender muito bem. Fazer o essencial", completou.

O treinador, porém, também ponderou que para esta partida teve mais tempo para trabalhar, enquanto na semana passada, o São Bernardo fez três jogos em sete dias, sendo dois a mais de 400 quilômetros de distância. "Ajuda muito na preparação. Nas partidas anteriores, a logística poderia ser diferente", lamentou o treinador.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;