Política Titulo Crise
Receita Federal exonera sete funcionários em três dias

Exonerações provocaram uma onda de demissões e
cerca de 60 pessoas já avisaram que deixarão cargos

Do Diário OnLine
26/08/2009 | 08:59
Compartilhar notícia


Mais uma exoneração de um funcionário da Receita Federal foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. Odilon Neves Júnior ocupava o cargo de subsecretário de Gestão Corporativa. Entre segunda e terça-feira, o órgão dispensou seis funcionários.

As exonerações provocaram uma onda de demissões na alta cúpula da Receita. Em carta enviada ao atual secretário, Otacílio Cartaxo, 15 servidores afirmaram haver "uma clara ruptura com a orientação e as diretrizes que pautavam a gestão anterior".

A crise se estende em outras ramificações do órgão. Cerca de 60 pessoas em postos de chefia, distribuídas em cinco das dez superintendências regionais, avisaram aos superiores que deixarão suas funções, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

Os funcionários se declaram incapacitados de continuar nas funções porque os últimos fatos mostram a intenção do Ministério da Fazenda de afastar outros administradores do comando da Receita. Eles também alegam ruptura com a gestão anterior.

Boa parte dessas demissões deve ocorrer somente no Estado de São Paulo, que concentra 42% da arrecadação nacional. Na região foram cerca de 30 demissionários, entre os quais Clair Hickman, responsável pela fiscalização do setor bancário no Estado, maior praça financeira do país.

O principal motivo do pedido de desligamento citado pelos demissionários em São Paulo é a provável mudança de foco na fiscalização. Os servidores acreditam que a Receita não vai mais priorizar a fiscalização dos grandes contribuintes e voltará a focar pequenos contribuintes, trabalhadores assalariados e profissionais liberais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;