Internacional Titulo Luto
Mundo lamenta a morte de Ted Kennedy
Da AFP
26/08/2009 | 08:19
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, prestou tributo ao político americano Edward 'Ted' Kennedy e afirmou que a morte será chorada em todos os continentes, enquanto seu antecessor, Tony Blair, homenageou um homem "admirado em todo o mundo", em uma série de notas divulgadas ao redor do planeta lamentando o óbito.

"O senador Edward Kennedy não será chorado apenas nos Estados Unidos, mas em todos os continentes. Era admirado em todo o mundo como o senador dos senadores", declarou Brown.

"Mesmo quando enfrentava a doença e a morte, nunca deixou de lutar pelas causas que foram o trabalho de sua vida", completou o premier, que se declarou "orgulhoso de ter contado Ted Kennedy entre seus amigos" e lembrou que ele foi nomeado cavaleiro de honra este ano.

O antecessor, Tony Blair, saudou uma figura que "inspirou admiração, respeito e devoção, não somente nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro".

"Foi um verdadeiro homem a serviço do povo, comprometido com os valores de equidade, justiça e oportunidade".

Blair também saudou a concentração e determinação que Ted Kennedy demonstrou nas negociações de paz que em 1998 resultaram no Acordo da Sexta-Feira Santa na Irlanda do Norte.

O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, também homenageou Ted Kennedy.

"Os Estados Unidos perderam um grande e respeitado estadista e a Irlanda perdeu um antigo e verdadeiro amigo", declarou Cowen.

"Ted procedia de uma famosa família irlandesa-americana e com seus próprios esforços e conquistas acrescentou ainda mais brilho à reputação de uma grande família".

A família Kennedy tem uma relação próxima com a Irlanda. O bisavô de Ted Kennedy, Patrick Kennedy, emigrou deste país na década de 1840, enquanto sua irmã Jean Kennedy Smith foi embaixadora dos Estados Unidos neste país de 1993 a 1998.

Cowen também lembrou o papel importante de Kennedy no processo de paz na Irlanda do Norte.

Outro que lamentou a morte do senador democrata foi o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

"Kennedy foi um amigo durante 30 anos, um grande patriota americano, um grande defensor de um mundo melhor, um grande amigo de Israel", declarou Netanyahu durante o segundo dia de uma visita a Londres.

Quem também fez declarações similares foi o premier australiano, Kevin Rudd.

"Ted Kennedy foi um grande americano, um grande democrata e um grande amigo da Austrália. Ele fez uma contribuição extraordinária à política americana e uma contribuição extraordinária ao papel dos Estados Unidos no mundo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;