Economia Titulo Unasul
Sócios não têm US$ 7 bi para criar Banco do Sul
17/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A criação do Banco do Sul foi congelada por falta de capacidade de seus sete sócios de aportar o capital inicial, de US$ 7 bilhões. Mesmo com a conclusão das negociações do estatuto da nova instituição, no primeiro semestre, sua formalização foi providencialmente excluída da agenda da 3ª Reunião de Cúpula da Unasul (União de Nações Sul-americanas) que se deu em Quito, na semana passada.

O Banco do Sul tornou-se apenas uma menção adicional entre os novos e controvertidos objetivos propostos pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para a montagem de uma arquitetura financeira na América do Sul. Não há expectativa de quando ele será retomado.

Entre as novas sugestões de Chávez estão a "construção de um fundo de reserva comum", que seria alimentado por parcelas das reservas internacionais de cada país, e a adoção de um sistema de compensação monetária, tendo como exemplo a experiência da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas) de criar uma moeda comum, o Sucre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;