Foi polêmica a passagem de "A Falecida Vapt Vupt" pelo Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. A encenação de Antunes Filho com o Grupo Macunaíma, que estreia amanhã no Sesc Consolação, provocou reações para além da simples divisão entre "gostei e não gostei". Houve quem se irritasse com os ruídos da cenografia viva da montagem - um boteco com seu burburinho característico.
O espetáculo, inspirado na obra de Nelson Rodrigues, é um experimento para a encenação de "Policarpo Quaresma", de Lima Barreto, em processo de ensaio. Como tal, traz as arestas e o estranhamento que todo teste de uma nova estética carrega. Mas tem o mérito, entre outros, de mostrar Antunes Filho em movimento, buscando renovar-se, correndo riscos às vésperas de completar 80 anos, em dezembro. A ação transcorre vertiginosa rumo à morte da tuberculosa Zulmira, que sonha com enterro de gala como possibilidade de redenção de seu cotidiano medíocre. Para tanto ela própria prepara o funeral.
A Falecida Vapt Vupt - Teatro. Sexta, às 21h e sáb., às 19h e 21h. No Sesc Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 245. Tel.: 3234-3000. Ingr.: R$ 10.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.