Política Titulo Definição
PT decide analisar acusações contra Sarney

O partido é considerado peça chave porque a oposição não possui os votos mínimos para aprovar recursos

Do Diário OnLine
11/08/2009 | 09:54
Compartilhar notícia


O PT decidiu nesta terça-feira, em reunião de bancada, que irá analisar juridicamente as 11 representações apresentadas pela oposição contra o presidente do Senado, José Sarney, antes de decidir como se posicionará diante do arquivamento das acusações. O presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), rejeitou todas as denúncias na última semana.

“Vamos fazer uma análise criteriosa caso a caso”, declarou o líder do PT, Aloizio Mercadante (PT). “Analisar a fundamentação jurídica, a pertinência e buscar uma posição conjunta da bancada”, completou. Ele garantiu, ainda, que a bancada é contra o arquivamento das representações Sarney.

Regimentalmente não há prazo para votação dos recursos. Caberá ao presidente do conselho colocá-los em votação.

O PT é considerado peça chave no embate, porque são necessários pelo menos oito votos para conseguir aprovar ou rejeitar os recursos. A oposição possui somente cinco das 15 vagas de titulares no Conselho de Ética, o que a deixa dependente dos votos dos petistas João Pedro (AM), Delcídio Amaral (MS) e Ideli Salvatti (SC).

Esses mesmos senadores também decidirão o futuro do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Ainda nesta terça, os membros do partido devem decidir se votam a favor da representação feita por Renan Calheiros (PMDB-AL) contra o líder tucano. Virgílio é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter mantido o salário de um funcionário enquanto ele estudava na Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;