Diarinho Titulo Moda
Rosa para meninos
Por Bruna Gonçalves
09/08/2009 | 07:16
Compartilhar notícia


A gente aprende desde cedo que cor-de-rosa é coisa de menina e azul é de menino, assim como bonecas são para elas e carrinhos para eles.

Mas as coisas estão mudando e o cor-de-rosa não é mais exclusividade das Luluzinhas. Bolinhas celebridades como Zac Efron e David Beckham já foram flagrados com camisetas rosa. E, claro, as meninas adoram!

Os amigos Fabricio Magnoli e Rafael Relvas, 13 anos, não têm preconceito nenhum com o cor-de-rosa. "Eu uso rosa, minha namorada, azul. O importante é ter estilo", fala Rafael.

Os dois começaram a curtir a cor depois que ganharam pulseiras das meninas. E então vieram a camiseta, o cadarço do tênis e até a cueca. "Só não dá para usar calça colorida. De resto, fica legal. As meninas curtem", conta Fabricio, que escolheu uma vela rosa e uma azul para comemorar seu aniversário de 13 anos. "Acho que as duas cores combinam, fica estiloso."

Segundo a professora de Estilo da Escola de Moda Sigbol Fashion Juliana Verri, o gosto se deve a fatores como influência das tribos urbanas e bandas, além da vaidade dos garotos, que cresce a cada dia.

Juliana explica ainda que o rosa é uma das cores mais difíceis de combinar e alerta: "O ideal é usar cores como roxo, rosa e vermelho só nas camisetas. Na hora de escolher tem que ficar atento ao tom da peça e com o que vai usar para não ficar extravagante", diz.

Antigamente também era assim

Não é de hoje que o homem se importa com a maneira de se vestir. Segundo a professora de Estilo Juliana Verri, desde o século 17, época barroca, o traje masculino já tinha acessórios que remetiam ao estilo feminino. "Eles usavam lenços, casacos rodados e cabelos em cachos. No século 19, as roupas eram justas, a camisa tinha gola alta com um lenço cheio de nós para passar um ar de arrogância e superioridade para os demais", explica.

A moda está em constante mudança, por isso, há sempre tendências que privilegiam as mulheres e outras, os homens. "A roupa muda de acordo com a época. No fim do século 19 e início do 20, a roupa feminina ganhou mais destaque e a do homem se mostrou mais tímida, com poucas novidades."

Banda Restart é adepta

Os garotos da banda Restart são superadeptos a roupas coloridas. "É a nossa marca. Usamos desde a época do colégio, no dia a dia e nos shows", conta o vocalista Pedro Lanza, 19 anos, que diz não ter restrições às cores.

Usar roxo com laranja ou verde com vermelho, que aparentemente não combina, não preocupa os garotos que admitem não se importar com isso. "Não penso muito. Coloco o que me sinto bem. A cor mostra o meu estado de espírito", explica.

Pedro acrescenta ainda que nos shows eles procuram usar cores vibrantes para demonstrar alegria e assimilar a música que tem o mesmo propósito.

O que não imaginavam é que em um ano a banda iria conquistar tantos fãs com o seu som e ainda influenciar no estilo. "A gente acaba lançando moda. Vemos metade da galera nos shows com roupas coloridas e vários acessórios, como pulseirinhas bem vibrantes", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;