Economia Titulo Análise
Otimismo de economistas retoma nível pré-crise
06/08/2009 | 07:33
Compartilhar notícia


O ISE (Índice de Sentimento dos Especialistas em Economia) retornou à marca pré-crise em julho, quando atingiu 105,4 pontos. O indicador é apurado pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) em parceria com a OEB (Ordem dos Economistas do Brasil).

Em relação a junho, o ISE apresentou um avanço de 10%, pois naquele mês estava em 95,8 pontos. A última vez que foi apurado o patamar de 100 pontos, que indica otimismo dos especialistas, foi em agosto, com 100,2 pontos, fato que ocorreu um mês antes do recrudescimento do credit crunch (contração do crédito).

De acordo com Guilherme Dietze, economista da Fecomercio, além de dados positivos relativos ao nível de emprego, o incremento da oferta de crédito e as vendas no varejo que estão superando recentemente as expectativas dos analistas foram outros elementos que contribuíram para a alta do índice.

Para ele, o resultado do ISE mostra a retomada do otimismo dos especialistas em relação às perspectivas econômicas tanto internas, quanto externas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;