Economia Titulo Montadoras
Metalúrgicos da região terão férias coletivas
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
12/12/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


 

As cinco montadoras instaladas no Grande ABC (Volkswagen, Mercedes-Benz, Ford, Scania e General Motors) anunciaram férias coletivas aos 43.050 trabalhadores. Desse total, 32.650 são funcionários horistas - linha de produção -, e os demais (10.400) do setor administrativo. Durante o período ajustes e limpeza são feitos na linha de produção.

No geral, são 13 dias de folga, com exceção da Scania, onde 80% dos trabalhadores de fábrica entrarão em férias coletivas de 30 dias (começando do dia 2 de janeiro ao dia 30).

No caso da Volks, a empresa informa que tanto na área administrativa quanto na produção haverá trabalhadores que não sairão de coletivas e irão trabalhar normalmente. Esses dias serão compensados ao longo de 2012.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que "o esquema de férias e folgas nas montadoras de São Bernardo, entre o fim de ano e início de 2012, está dentro da normalidade e repete o ano passado para os trabalhadores da linha de produção de automóveis. Para aqueles do setor de caminhões há diferencial em relação a anos anteriores por conta das alterações que o produto vai sofrer em 2012 (como motor Euro 5) e que elevará em 15% os preços dos caminhões. Em consequência dessa mudança, houve antecipação de compras do produto neste ano, fazendo com que muitos voltem antes".

O segundo secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Cícero Marques da Costa, afirmou que os trabalhadores da GM terão 13 dias de folga. "Esses dias serão descontados das férias dos funcionários", explica. Segundo ele, a produção não fica prejudicada, tendo em vista que a meta para 2012 já foi discutida e programada ao longo do próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;