Internacional Titulo Xiitas
Oito chefes de milícias extremistas são condenados a morte no Iraque
Da AFP
26/05/2009 | 08:41
Compartilhar notícia


Oito chefes de milícias xiitas foram condenados a morte nesta terça-feira por um tribunal de Diwaniyah (sul), por "assassinato, atentados com bomba e disparos de foguetes".

"A Corte criminal de Diwaniyah decretou a pena de morte contra oito chefes de grupos especiais, de acordo com o artigo 4 da lei sobre terrorismo", afirmou o general Abdel Aziz al-Salhi, da polícia de Diwaniyah, 180 km ao sul de Bagdá.

"O grupo havia sido detido e declarado culpado de assassinato, estupro, implantação de bombas de fabricação caseira e disparos de foguetes na província de Diwaniyah", completou o general Salhi.

Nos termos utilizados pelo Exército americano e pelas autoridades iraquianas, os "grupos especiais" são milícias extremistas xiitas treinadas, armadas e financiadas por grupos no Irã.

O Exército de Mahdi, a poderosa milícia do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr, é considerado pelo comando militar americano representativo dos "grupos especiais".

Os atentados dos últimos meses no Iraque foram atribuídos pelo comando militar à Al-Qaeda.

O porta-voz do Exército americano no Iraque, general David Perkins, declarou no domingo que as milícias xiitas reduziram suas atividades de maneira considerável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;