Cultura & Lazer Titulo Cinema
G.I. Joe - Retaliação: comandos em ação à antiga
Luis Felipe Soares
Diário do Grande ABC
22/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma nova franquia de ação parece nascer nos cinemas com as aventuras de um batalhão de elite norte-americano que precisa salvar o mundo de uma organização perigosa tão eficiente quanto o grupo de mocinhos. Apesar de não ter sido bem avaliado pela crítica, G.I. Joe - A Origem de Cobra (2009) se tornou sucesso de público. A chegada de uma sequência era questão de tempo.

Agora, a superequipe militar retorna para não deixar o mal comandar o planeta e destruí-lo para sempre. O segundo capítulo da saga é G.I. Joe - Retaliação, que, apesar de ter lançamento no dia 29, já agita a programação dos cinemas brasileiros entre quarta e quinta-feira com série de sessões em pré-estreia (veja na página 5).

O novo filme tem a direção de Jon M. Chu, com experiência apenas em produções voltadas ao universo musical, casos dos dois últimos Ela Dança, Eu Danço e do documentário Justin Bieber - Never Say Never. Sua principal mudança em relação ao título anterior foi tentar dar um tom mais realista às cenas de ação. Claro que a trama ainda abusa de elementos que (ainda) somente o cinema é capaz de desenvolver, mas a ideia é que o projeto soe como os filmes de ação antigos.

Outro ponto a ser combatido foi a falta de rostos conhecidos no elenco. Para resolver o problema, o cineasta recrutou Dwayne ‘The Rock' Johnson e o colocou como o durão Roadblock, um dos sobreviventes ao ataque que tentou aniquilar a tropa. Liderando um pequeno grupo de combatentes, ele irá buscar ajuda com o G.I. Joe original, o hoje general Joe Colton (papel do veterano Bruce Willis). A missão será lutar contra o sucesso obtido pela organização Cobra, agora no comando político dos Estados Unidos.

A presença de Johnson e Willis mistura a nova e a antiga safra de heróis do gênero. Eles são peças fundamentais para que recentes e antigos fãs dos bonequinhos que inspiraram a franquia se motivem a lotar as salas nas próximas semanas. Além de tudo, é no carisma da dupla em obras do gênero que a produtora aposta para ter retorno superior aos cerca de US$ 185 milhões, valor do orçamento de Retaliação. Explosões e enormes catástrofes globais completam o pacote.

O lançamento original do filme estava agendado para junho do ano passado, mas a conversão para a tecnologia 3D gerou o atraso. Pelo que parece, os G.I. Joes não param de se atualizar.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;