Economia Titulo Inadimplência
Alta inadimplência leva empresas a educar clientes
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
10/05/2009 | 08:56
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A escassez de crédito no mercado, apresentada desde o início da crise financeira mundial, em meados de setembro do ano passado, vem contribuindo para que os consumidores utilizem as linhas de financiamento com taxas de juros mais caras.

A análise, realizada pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) com base em números do Banco Central sobre a situação do crédito no País, apontou que no primeiro trimestre deste ano os juros do cartão de crédito apresentou elevação de 24%, na comparação com igual período do ano passado.

A consequência disso, atrelada à falta de planejamento, contribui para aumentar o número de endividados. De acordo com o último levantamento da Serasa, o índice de inadimplência para pessoa física apontou alta de 22,6% em março deste ano, na comparação com o mês anterior.Nos três primeiros meses do ano, as dívidas com cartões de crédito e financeiras representaram 37,1% da inadimplência dos consumidores.

É com base nesse cenário que empresas como a MasterCard e o Itaú mantêm disponíveis programa para a utilização consciente, não só dos cartões de crédito, como de outros serviços financeiros.

No caso da MasterCard, o portal também oferece temas relevantes como compras online, orientações sobre como evitar dívidas, a importância de se poupar recursos, além de um glossário de termos financeiros que ajuda o consumidor a entender melhor contratos, financiamentos e parcelamentos, reduzindo, assim, suas vulnerabilidades.

"O programa veio porque os consumidores estavam mais endividados, e o fator inadimplência fez com que nosso interesse em orientar fosse despertado. As pessoas precisam entender que o cartão de credito é importante e funciona como mais um meio rápido e não-burocratico de solicitar crédito. Mas, é como uma arma, é preciso saber usá-la", esclareceu Ricardo Pereira, consultor financeiro e blogueiro do portal da MasterCard, chamado de Consumidor Consciente.

Para ele, se bem utilizado, o cartão de crédito apresenta muitas vantagens. "É mais seguro do que o cheque pré-datado no parcelamento de compras, por exemplo. O cliente não corre o risco de ter seu cheque depositado antes da hora", ressaltou.

Além disso, o blogueiro acredita que o cliente deve agendar uma data para vencimento da fatura próxima ao recebimento do salário, e não ter mais do que três cartões. "A pessoa também precisa somar sempre as prestações de todos os cartões no mês, para ter a ideia real do quanto está gastando", completou.

O Banco Itaú, por sua vez, reforçou neste mês o programa de Uso Consciente do Dinheiro. Segundo a entidade, a iniciativa tem o objetivo de orientar os clientes e a sociedade como um todo sobre as melhores formas de utilizar o dinheiro, estabelecer orçamentos domésticos organizados, tomar crédito e planejar investimentos.

Para o economista Sandro Maskio, também professor da Universidade Metodista de São Paulo, o cartão de crédito passa a ser um empecilho na conta bancária da pessoa quando falta programação financeira.

"Todo crédito vem junto com um juros, que geralmente são caros. Por isso, quando utilizado é preciso ter uma razão, uma necessidade. Além disso, o esforço precisa ser maior ainda quando o assunto é pagar as prestações. A pior coisa é acumular dívida sobre dívida", aconselhou.




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