Cultura & Lazer Titulo Especial
Atrás da nova Tropicália
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
21/03/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


As transformações e repercussões causadas pela Tropicália no fim dos anos 1960 continuam a gerar debates. A ousadia do histórico movimento cultural volta à tona hoje à noite, como centro de discussões do projeto 'O Futuro do Tropicalismo', que agita a programação do Sesc Santo André às 19h30. O objetivo da atividade é tentar delinear os rumos atuais da corrente de pensamento que marcou época com trabalhos de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé e ainda repercute entre as diversas linguagens artísticas.

É por meio do cinema que o tema será trazido à tona no teatro da unidade andreense. A partir das 18h, o espaço coloca em cartaz o documentário 'Futuro do Pretérito - Tropicalismo Now!' (2012). O filme aborda o movimento por meio de uma visão contemporânea das ações do passado. Série de entrevista e imagens de intervenções e esquetes acabam sendo colocadas frente a frente com a realidade de certos artistas da atualidade, casos do músico Andre Abujamra e dos atores Gero Camilo e Alice Braga. A atração é recomendada para todas as idades.

Entre cenas de um show energético comandado por Abujamra e comentários de convidados, a obra mescla o real e a ficção, criando uma espécie de universo próprio. O roteiro tenta analisar quem são os integrantes desse ‘neotropicalismo', buscando ideias que se perderam, conceitos que se mantiveram vivos e filosofias que acabaram por se moldar a um novo tempo.

O evento especial traz para o Grande ABC o diretor-geral do título, Ninho Moraes, a co-roteirista Bel Teixeira e a produtora executiva do filme, Lili Bandeira. A presença do grupo promete gerar também discussão sobre os rumos do documentário brasileiro no mercado atual. As ações são gratuitas, com os ingressos para a sessão de cinema sendo distribuídos com uma hora de antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;