Internacional Titulo Democracia
Termina eleição na África do Sul

Cerca de 23 milhões de pessoas se registraram para votar nestas eleições, um recorde para o país

Do Diário OnLine
Com AFP
22/04/2009 | 08:22
Compartilhar notícia


A eleição desta quarta-feira na África do Sul terminou por volta das 17h (horário de Brasília), quando a maior parte das urnas foi fechada. No entanto, algumas zonas de votação continuam abertas nos colégios em que ainda há filas ou nos quais houve falta de material para a votação.

A decisão de manter os colégios eleitorais abertos foi tomada depois que o governista CNA (Congresso Nacional Africano) pediu a ampliação da jornada e a opositora DA (Aliança Democrática, na sigla em inglês) ameaçou denunciar as autoridades pela falta de materiais em três províncias, informou a CEI (Comissão Eleitoral Independente).

Cerca de 23 milhões de pessoas se registraram para votar nestas eleições, um recorde para o país. O comparecimento às urnas nas eleições presidenciais desta quarta foi de 87% dos eleitores inscritos, anunciou a justiça eleitoral da África do Sul.

Esta é a quarta eleição democrática da África do Sul desde a queda do apartheid, em 1994. O pleito desta quarta deve dar mais uma vez a vitória ao ANC, com o líder do partido, Jacob Zuma, na presidência do país.

Milhares de pessoas formaram longas filas durante todo o dia diante dos quase 20 mil centros de votação da África do Sul. Mais de 23 milhões de eleitores estão registrados para eleger uma nova Assembleia Geral e os parlamentos provinciais.

Amplamente majoritário desde a instauração da democracia multirracial em 1994, o ANC volta a aparecer como o grande favorito. De acordo com as pesquisas, o partido deve obter mais de 60% dos votos.

Zuma, 67 anos, que teve a imagem prejudicada por acusações de corrupção que foram arquivadas no início de abril, deve ser designado chefe de Estado pelos deputados eleitos nesta quarta ou quinta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;