Internacional Titulo Igualdade
Zuma fecha campanha e diz que África do Sul pertence a negros e brancos
Da AFP
19/04/2009 | 09:52
Compartilhar notícia


Jacob Zuma, líder do ANC (Congresso Nacional Africano), partido no poder na África do Sul, afirmou neste domingo que o país pertence a todos, negros e brancos, em seu último discurso antes das eleições gerais, que acontecem na próxima quarta-feira.

"Reiteramos que a África do Sul pertence a todos, negros e brancos. Trabalhando juntos, faremos com que nenhum sul-africano se senta menos apreciado que outros por sua raça, cultura ou religião", afirmou Zuma, que segundo as pesquisas será o próximo presidente da África do Sul, ao encerrar sua campanha em um estádio de Soweto.

Mais de 100 mil militantes do ANC, incluindo o ex-presidente e símbolo da luta contra o apartheid Nelson Mandela, se reuniram neste domingo no estádio Ellis Park, no populoso distrito de Soweto em Johannesburgo, para assistir o comício que encerrou a campanha de Zuma.

O ato de 'Siyanqoba' (vitória em zulu) parece uma celebração antecipada, já que as pesquisas apontam que o ANC terá mais de 60% dos votos na quarta-feira, como aconteceu nas três eleições nacionais realizadas desde a instauração da democracia, em 1994.

O ex-presidente Nelson Mandela, 90 anos, fez uma de suas raras aparições públicas para apoiar o ANC.

Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul (1994-99) e Prêmio Nobel da Paz, foi aclamado pela multidão ao entrar no estádio, vetido com uma camiseta preta e amarela, as cores do ANC. O líder da luta contra o apartheid chegou ao local em um carrinho de golfe, acompanhado por Jacob Zuma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;