Internacional Titulo Promessas
Obama espera avanços na questão palestina e com o Irã

Obama estimou que o novo governo de Israel não tornará "mais simples" a paz com os palestinos

Da AFP
25/03/2009 | 08:15
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta terça-feira se esforçar mais em busca da paz entre israelenses e palestinos, e melhorar as relações com o Irã.

Obama estimou que o novo governo de Israel não tornará "mais simples" a paz com os palestinos, mas reafirmou seu compromisso de tentar acabar com o conflito na região, que já dura mais de 60 anos.

"Não ficará mais simples do que era, mas penso que é igualmente necessária" a paz entre israelenses e palestinos, disse Obama durante sua entrevista coletiva na Casa Branca.

Obama destacou que o governo israelense ainda não está totalmente formado e que ignora qual será a orientação dos palestinos no futuro.

"O que posso dizer é que levamos muito a sério esta questão e que tentaremos conduzir as duas partes em uma direção que contemple a realidade. Sobre a eficácia das negociações, será preciso esperar para ver".

Nas relações entre Washington e Teerã, Obama revelou que espera um "progresso firme" na solução das disputas, após sua inédita mensagem dirigida na semana passada ao povo e aos líderes da República Islâmica.

"Algumas pessoas disseram: eles não responderam de imediato que eliminarão suas armas nucleares ou suspenderão seu financiamento ao terrorismo. Bom, não esperávamos isto, mas esperamos obter um progresso firme nesta frente", destacou Obama.

Em sua mensagem aos iranianos, por ocasião do Ano Novo persa, Obama pediu o fim de três décadas de tensão bilateral.

O presidente destacou que vai ser perseverante nas duas questões: "Se você é perseverante, então estes problemas podem ser tratados. Esta filosofia de perseverança, certamente, será aplicada nos meses e anos por vir enquanto estiver neste gabinete".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;